Pages

sexta-feira, 15 de junho de 2018

Abrigo para os viajantes

Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.” (Mt.11.28)

Ser cristão é peregrinar em um mundo que “jaz no maligno” (1 Jo.5.19), cheio de espinhos e pedregulhos, de um clima conturbado ora tempestivo ora árido. O cristão tem uma direção certa: a cidade celestial, e seu caminho é único: Cristo Jesus. Todavia, mesmo estando bem firmado sobre a Rocha e guardando no coração a esperança da vida eterna, a caminhada cristã é cansativa, difícil e até pode ser desanimadora. Surge, então, a necessidade de um abrigo para os viajantes, a fim de que, nele, encontrem repouso para a mente e o coração cansados do mundo.

Em 2 Timóteo 3.2-4 temos a descrição de um mundo muito cansativo. Paulo diz que os homens são “egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus”. Diante disso, o cristão sente a necessidade de alento, um lugar de repouso da caminhada espinhosa rumo ao novo céu e nova terra. Mas, se “o mundo inteiro jaz no Maligno”, onde encontraremos alívio; onde acharemos um ambiente de amor, justiça, esperança e paz?

Deus serve-se de um abrigo para seu povo, por meio do qual Ele mesmo conforta o coração daqueles que clamam por auxílio: a igreja de Cristo. A igreja de Jesus é o grande instrumento do Senhor para acolher aqueles que buscam refúgio em Cristo. Por meio dela, a Palavra do Senhor é proclamada, trazendo alento para o cansado, e o Espírito de Deus manifesta os atributos visíveis do Senhor: amor, justiça, santidade, fidelidade, bondade, mansidão etc. Nela, as pessoas cansadas do mundo pecador, com “fome e sede de justiça” (Mt.5.6), carentes do verdadeiro amor que procede de Deus (1Jo.4.7-9), desejando viver uma vida santa e agradável ao Criador e necessitadas de relacionamentos fiéis e verdadeiros, harmônicos e íntegros devem ser amparadas, para que, fortalecidas, perseverem na caminhada cristã até o encontro com Cristo.

Nesse abrigo, os pecadores cansados devem encontrar a verdade nos relacionamentos, nas transações, nos compromissos, nas palavras, nas promessas, nas atitudes, nos tratamentos e em tudo que for dito ou feito, já que a Verdade é fundamento da igreja que fora liberta por essa Verdade e responsabilizada a propagar a mesma Verdade. Caso isso não aconteça, o cristão estará sozinho no mundo, pois “destruídos os fundamentos, que poderá fazer o justo?” (Sl.11.3). Aqueles que estão cansados de mentiras, pessoas desleais, relacionamentos não confiáveis, tratamentos hipócritas, guerras pelo poder, transações avarentas e desonestas de um mundo enganoso deveriam encontrar entre os cristãos o novo viver operado pelo Espírito Santo, um viver que expressa o caráter de Deus.

Mas, se os “cansados e sobrecarregados” não encontrarem no povo de Deus o gracioso alívio que Cristo tem para aqueles que se achegam a Ele, então onde encontrarão? Como disse Jesus: “se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens” (Mt.5.13). Quando isso acontecer, ou Jesus voltará ou aquela geração será destruída, como foram tantas gerações insípidas (Gn.6-9; 2Rs.17; 25; Mt.24 etc), afinal o que conserva o mundo até nossos dias é a presença de justos espalhados pelo mundo (Gn.18.22-33).

Sua vida tem sido instrumento para aliviar as cargas dos que buscam a Cristo? Você tem sido bênção para aqueles que foram atraídos a Jesus? Deus não quer bajulações nem fingimentos nem sorrisos aparentes nem qualquer outro gesto dissimulado. Deus quer que seus verdadeiros filhos vivam na Verdade e abençoem verdadeiramente os “cansados e sobrecarregados” que buscam alívio na Palavra de Deus. Ajude a fazer da igreja local um lar acolhedor para todo viajante que percorre a jornada da salvação rumo à vida eterna. Dessa forma, ainda que o mundo inteiro se torne insuportável, o cristão sempre terá um doce lar onde a Verdade, o amor, a justiça e a paz de Deus prevalecem, aliviando o coração dos peregrinos de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário