Pages

sábado, 16 de março de 2013

Onde mora a felicidade?


Mais alegria me puseste no coração do que a alegria deles, quando lhes há fartura de cereal e de vinho.” (Sl.4.7)

Todo mundo quer ser feliz. Desde a criança que procura chamar a atenção de todos até o adulto que faz de tudo para conseguir o que acha que o fará feliz. Todos querem se sentir bem, preenchido, satisfeito. E, nesta busca pela felicidade, o homem tem feito de tudo, passando por cima de tudo e todos como uma praga que devora o que está em sua frente, a fim de se saciar.
Mas, o que faz uma pessoa feliz? Será o dinheiro que possibilita uma vida confortável? Ou, o casamento com a pessoa amada com quem dividirá os prazeres da vida? Será o lazer que nos faz rir, divertindo o coração? Quem sabe viajar para lugares diferentes e conhecer novas pessoas faça uma pessoa feliz. Mas, por que, com todas estas coisas, o homem continua sentido o vazio em seu coração e a necessidade de prosseguir buscando algo que o faça feliz? Porque ele ainda não encontrou a felicidade!
O que é a felicidade? A felicidade é um estado de satisfação plena, completude do ser. E, quem pode preencher o ser humano? O dinheiro traz uma vida cômoda, mas não preenche o vazio do homem. Os relacionamentos proporcionam prazer, mas não respondem às ansiedades humanas. As coisas distraem, facilitam a vida, chamam a atenção, porém não alcançam o interior sedento por ser feliz. Tudo está fora do homem e por isso não pode preencher o coração humano. Somente Deus atua dentro do coração do homem podendo, então, preenchê-lo e satisfazê-lo plenamente, não dependendo das circunstâncias que o rodeiam, pois a felicidade, que vem de Deus, é um estado de espírito.
As Escrituras falam da felicidade em dois tempos: presente e futuro. O povo de Deus é feliz porque desfruta da presença deleitosa do Senhor por meio do Espírito Santo que habita na igreja, que também funciona como penhor da plena felicidade eterna que os servos de Deus usufruirão na glória. O cristão já é feliz em Deus, mas enquanto estiver dividido entre a carne e o Espírito, a felicidade será parcial. Quando o corpo se revestir de glória incorruptível e a natureza pecaminosa for sepultada de uma vez por todas, então, seremos habitados tão somente pelo Espírito Santo e desfrutaremos do pleno conhecimento de Deus. Preenchidos totalmente por Deus, encontraremos o estado completo da felicidade e, então, veremos que não precisaremos de mais nada a não ser do próprio Deus.
O livro de Atos nos conta alguns desafios dos apóstolos. Num desses eventos os apóstolos foram chamados pelo Sinédrio, liderança político-religiosa judaica, e após receberem ameaças para não pregarem Jesus, eles foram açoitados e amedrontados, a fim de pararem a pregação do evangelho. Contudo, eles saíram da presença do Sinédrio com alegria, “regozijando-se por terem sido considerados dignos de sofrer afrontas por esse NOME. E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar e de pregar Jesus, o Cristo” (At.5.41). A alegria dos apóstolos estava em viver para Deus; em amar e ser amado pelo Senhor.
Os apóstolos eram felizes e ninguém ou nada poderia tirar a alegria deles (Jo.16.22). Eles não tiveram muito dinheiro nem bens em abundância nem muito menos viveram um grande romance. A vida era simples e a caminhada cristã repleta de obstáculos. Em tudo eles foram “atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos” (2Co.4.8-9). Onde, então, estava a razão da felicidade deles? Em Deus que transcende o universo! Nas lutas, o consolador os fortalecia e no dia a dia a esperança alegrava o coração deles, de forma que o viver era Cristo e o morrer, lucro (Fp.1.21).
E você, já encontrou a felicidade? Não a procure no dinheiro, nos bens ou pessoas, pois só o Espírito Santo pode dá-la ao creres no Senhor Jesus. Sem Cristo, verás que seu coração permanecerá vazio, carente de ser preenchido. E, como muitos, você também tentará preencher esse vazio com o que parecer agradável aos olhos, mas ao final verás que tudo não passou de um momento de prazer. Portanto, já que você quer tanto ser feliz, derrame hoje mesmo o coração diante de Deus, abra as Escrituras e ouvirás Deus falar ao seu coração promessas encantadoras. Enchido com o Espírito Santo, descobrirás a felicidade que mora em Deus e ao recebê-la verás que é melhor que tudo o que o mundo tem para ofertar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário