Pages

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Uma lição sobre persistência

Disse-lhes Jesus uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer” (Lc.18.1)

Júlia era uma menina persistente, como boa parte das crianças. Quando desejava algo, costumava insistir com os pais até que conseguisse alcançar sua petição. Nem sempre o que ela pedia era bom, e, por isso, às vezes a resposta era realmente negativa, acompanhada de uma explicação da razão pela qual não era possível atender ao pedido dela. Mas, quando seu pedido era aprovado pelos pais, Júlia não desistia dele. E mesmo que não pudesse ser atendida logo, ela continuava persistindo pelos dias seguintes, até que seus pais pudessem dar-lhe o desejado.
- Painho, posso brincar na casa de minha amiga?
- Agora não, estou muito ocupado esta semana e preciso concluir um importante trabalho. Depois, levarei você.

A resposta não foi a desejada, mas alimentou a esperança de Júlia. Para ela, as palavras do pai soavam da seguinte forma: Você pode sim, mas não posso leva-la agora. Continue me lembrando de seu pedido e eu levarei você depois.

Naquele dia, o pai estava bastante ocupado, dificultando, portanto, a ida de Júlia para a casa de sua amiga. Porém, ela não desistiu de seu desejo. Seu pai não havia negado o pedido, apenas adiado, tendo em vista a circunstância. Por isso, Júlia continuou perseverando em pedir aos pais que a levassem à casa da amiga. E de tanto que Júlia persistiu, mesmo atarefado durante aquela semana, seu pai decidiu parar um pouco para atender ao pedido de sua filha.
- Está bem minha filha, vamos até a casa de sua amiga.

Assim, o pai a levou para brincar, proporcionando-lhe um dia agradável, pelo qual agradeceu. À noite, quando a família se reunia para orar, o pai lembrou-lhe de agradecer a Deus pelo maravilhoso dia que ela tivera com a amiga.

Algumas semanas depois, a amiga de Júlia adoeceu, e, pelo muito que gostava dela, Júlia ficou muito triste. Todos os dias, quando orava com seus pais, Júlia apresentava sua amiga diante de Deus, pedindo para que Jesus a curasse logo. Porém, os dias se passaram, e após duas semanas, Júlia, muito triste, sentou-se ao lado de seu pai, chorando e dizendo:
- Pai, Deus não me ouve. Deus não liga para mim. Será que Deus não gosta de mim?
- Por que, minha filha? Por que você acha que Deus não gosta de você?
- Já faz duas semanas que estamos orando por minha amiga, mas Deus não a curou ainda. Ele não está me ouvindo.

Aquele era um momento muito adequado para que Júlia aprendesse sobre perseverança, pois apesar de ser persistente, ela não havia pensado ainda na importância de não desistir. Portanto, com um olhar terno, seu pai a colocou no colo, dizendo:
- Minha filha, lembra o dia em que você me pediu para ir até a casa de sua amiga? Eu não pude levar você logo, e você teve que esperar alguns dias. Mas, porque você insistiu muito, resolvi atender a seu pedido e a levei para brincar lá. Mesmo ouvindo a gente, às vezes Deus não nos atende logo. Não sabemos a razão, mas quando o Senhor não nos atende, Ele nos ensina a perseverar. Na vida, precisamos saber persistir para vencer problemas. Se você tivesse desistido de pedir para ir à casa de sua amiga, eu teria me esquecido. Jesus disse que deveríamos “orar sempre e nunca desanimar” (Lc.18.1). Então, minha filha, continue orando ao Senhor, pois Ele é bom e prometeu que aqueles que o buscam de verdade sempre o encontram em Jesus (Jr.29.14). Vamos continuar orando, pedindo que Deus cure sua amiga.

Júlia se animou diante das palavras de seu pai, e pediu que orassem naquele momento. Alguns dias se passaram, e Júlia não desistiu de pedir a Deus que curasse sua amiga. Após cinco dias, o telefone tocou. O pai atendeu e logo mostrou um sorriso no rosto. Então, chamou Júlia para atender ao telefonema. Era sua amiga animada, pois já estava boa e queria muito ter outro dia alegre com Júlia em sua casa.

Pergunta: Por que devemos perseverar em oração, quando nossa petição é boa e justa diante de Deus?

Leitura Bíblica: Lucas 18.1-8

Oração: Pai, agradeço por todas as bênçãos derramadas sobre mim, principalmente por causa de Jesus que morreu em meu lugar. Ensina-me, Senhor, a persistir, para que eu nunca desista de lutar nem de orar, mesmo que pareça difícil ou demorado. Ajuda-me a confiar em tuas promessas e sempre crer que tu podes todas as coisas. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário