Pages

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Eduque seus filhos no Senhor

Porque já lhe disse que julgarei a sua casa para sempre, pela iniquidade que ele bem conhecia, porque seus filhos se fizeram desprezíveis, e ele os não repreendeu.” (1Sm.3.13)

Pôr filho no mundo é bom e relativamente fácil. No entanto, educar os filhos no caminho do Senhor não é uma responsabilidade simples e requer perseverança, tempo, exemplo e plena dependência do Espírito Santo. Infelizmente, não são poucos os pais cristãos que deixam a desejar na educação dos filhos, repassando a tarefa de ensinar a criança para a comunidade eclesiástica, se limitando a levá-los para a igreja.

Ensinar regras de etiqueta, ou mesmo de psicologia infantil, por em colégio desde cedo e dar à criança tudo o que ela desejar são iniciativas que não conduzem à santidade do Senhor e alguns desses empreendimentos são maléficos para o crescimento moral e espiritual do filho. Jesus disse que “não é o que entra pela boca o que contamina o homem, mas o que sai da boca, isto, sim, contamina o homem” (Mt.15.11). O profeta João Batista não tinha grandes preocupações com a alimentação, nem vestimenta, mas foi um grande homem de Deus. A educação espiritual não só é a maior herança que os pais podem dar a seus filhos, como também é a única que perdurará para a eternidade.

Não queremos que nossos filhos vivam longe do Senhor, por isso é preciso conduzi-los a Cristo. Os pais não devem se contentar em ver os filhos na igreja, sem saber (ou ignorando o caso) que eles vivem desonrando a Deus, andando segundo o mundo e não segundo a vontade do Senhor. Filhos não são anjos, nem demônios, mas são pecadores inclinados para mal, na rebeldia natural do homem sem Cristo. Os pais devem ser instrumentos nas mãos do Senhor para conduzir a criança na Palavra de Deus, pois “a estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina a afastará dela” (Pv.22.15).

Para educar os filhos no caminho do Senhor, a Palavra de Deus nos dá algumas instruções importantes que devem ser postas em prática todos os dias, insistentemente.

1) Oração – Coloque seu filho diante de Deus, em oração, todos os dias. Somente o Espírito de Deus pode quebrantar o coração da criança para que compreenda a Palavra de Deus. Todo ensino Bíblico deve ser acompanhado com a dependência do Senhor. Não serão “técnicas especiais”, nem mesmo a insistência somente, que abrirão o coração da criança para amar a Deus e desde cedo reconhecer que sua carne se inclina para o mal. Domínio próprio é fruto do Espírito e, portanto, necessita do trabalhar do Espírito, convencendo-a “do pecado, da justiça e do juízo” (Jo.16.8). Seu sucesso na educação de seus filhos depende do agir gracioso e poderoso do Senhor.

2) Firmeza – Não se educa os filhos de um dia para o outro. Além de uma plena dependência do agir do Espírito de Deus, os pais precisam perseverar em ensinar a Palavra do Senhor continuamente. O coração de seu filho é mau, inclinado à rebeldia, ligeiro para pecar contra Deus (Rm.3.10-18). Por isso, insista em mostrar para a criança, desde cedo, que este comportamento rebelde é fruto do pecado que nela habita. Ela precisa aprender a ter domínio de si quando quiser se espernear, ou quando desejar muito uma coisa que não pode ter. A palavra dos pais deve ser firme, mostrando convicção daquilo que ensina, pois aprenderam do próprio Deus.

3) Mansidão – No entanto, firmeza não significa alvoroço ou grosseria. Os pais devem ter serenidade para que “não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor” (Ef.6.4). Uma simples palavra diária, firme e serena, dita na convicção de que o Espírito de Deus pode aplicar ao coração do filho, será suficiente para que dia a dia crie na criança o caráter de Cristo, nosso perfeito modelo. A autoridade dos pais não deve estar na força bruta, mas na firmeza e na coerência do ensino, unindo o doce amor à correta disciplina, ambos aplicados na hora certa.

4) Exemplo – Não ria quando seu filho pecar, nem muito menos se orgulhe das coisas erradas que ele faz, pois todo pecado desonra a santidade do Senhor. Seus filhos precisam de exemplo em tudo. Os pais, portanto, devem procurar ser irrepreensíveis, glorificando a Deus em suas palavras e ações. Os filhos precisam aprender com os pais a odiar o pecado e fugir de toda tentação. A menina deve aprender com a mãe a ser esposa amável, submissa e fiel e ter no pai o modelo para a escolha de seu futuro esposo. O menino deve aprender com o pai a ser amável, responsável, governante do lar e fiel e ter na mãe o modelo para a escolha de sua futura esposa.

Deus é nosso modelo paterno. nEle temos amor puro e santo, disciplina justa e necessária, aplicada no momento certo. O Senhor nos trata com graça e misericórdia, com firmeza e santidade. Ele nos dá seus benefícios na hora certa e nos sustenta com tudo o que precisamos. Portanto, pais, tudo que vocês precisam saber para educar os filhos no Senhor encontrarão na Palavra de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário