Pages

terça-feira, 3 de setembro de 2024

Salmo 41

 


Bem-aventurado o que acode ao necessitado; o SENHOR o livra no dia do mal.” (Sl.41.1)

 

Por mais que queiramos acabar com a fome mundial, isso é impossível, pois o pecado ainda está presente no mundo e, consequentemente, os homens ainda são gananciosos, avarentos, egoístas, dominadores, corruptos, perversos e preguiçosos. Portanto, sempre haverá alguém precisando de ajuda por diversas razões. E são esses momentos que nos desafiam a ser bênção.

Deus se agrada de tudo o que é bom, pois tudo o que é bom vem dEle. Portanto, Deus abençoa a prática das virtudes, reflexo de sua própria bondade colocada em nós ao sermos criados à imagem e semelhança do Criador (Gn.1.26). Por isso, quando fazemos o bem, fazemos algo divino e não temos de que nos gloriar, pois todo bem vem do próprio Deus (Gl.5.22).

No Salmo 40, Davi faz um paralelo entre três personagens: O homem de Deus, os homens perversos e o próprio Deus. O Senhor se agrada daquele que faz o que é bom, abençoando o próximo, principalmente no dia de sua necessidade. Jesus afirmou algo semelhante ao dizer: “amai vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem” (Mt.5.44). Como instrumentos do próprio Deus, aqueles que fazem o bem, são bem-aventurados, pois glorificam ao Senhor com o que é bom.

Todavia, os perversos não cessam de fazer o mal. Até o necessitado e aflito é atacado pelos perversos. Eles tiram do próximo o que lhe é de direito e roubam até aquele que quase nada tem. “O ímpio pede emprestado e não paga; o justo, porém, se compadece e dá” (Sl.37.21). E por todas as perversidades dos maus, Deus os abomina e os condenará ao tormento eterno (Sl.5.6).

Mas, Davi não fixa seus olhos sobre seus inimigos perversos. Ele eleva os olhos ao Senhor e vê a bondade de Deus, presente em todo cuidado que ele recebia. Deus é muito bom e, por isso, tudo o que faz é muito bom (Gn.1.31). Essa é a segurança de Davi e o que fortalece seu coração nos dias maus, pois o Senhor é compassivo.

Então, conforte e exorte se coração pela bondade de Deus. Quando você precisar de ajuda, lembre-se que Deus é muito bom. E quando alguém precisar de ajuda, lembre-se que devemos imitar a Deus que nos fez à sua imagem e semelhança.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário