Pages

segunda-feira, 2 de setembro de 2024

Salmo 40

 


Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro.” (Sl.40.1)

 

Orar é muito importante, pois através da oração desenvolvemos ativamente nossa comunhão com Deus. Através da oração falamos com o Senhor e lhe contamos nossos mais íntimos pensamentos e sentimentos. Em nossas orações, confessamos pecados, fazemos petições, intercedemos pelo próximo e agradecemos por tudo, reconhecendo que todas as coisas vêm do Senhor. Por meio da oração, portanto, testemunhamos a glória divina, anunciando tudo o que Deus tem feito por nós, em nós e através de nós.

Assim são as orações de Davi. No Salmo 40, Davi louva a Deus com gratidão, ensinando e motivando a confiança no Senhor, pois “bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança e não pende para os arrogantes, nem para os afeiçoados à mentira” (Sl.40.4). Davi esperou em Deus, confiou em sua graça e não desistiu frente às adversidades. Então, o Senhor lhe atendeu a oração.

As orações de Davi foram inspiradas pelo Espírito de Deus, e reveladas a nós como importantes modelos que nos ensinam a perseverança, paciência, esperança, confiança, humildade, dependência, súplica e gratidão, pois as orações de Davi são acompanhadas de sua história repleta de lutas, perseguições e tentações. A história não foi favorável a Davi, mesmo assim ele continuou confiando e esperando no Senhor, pois creu nas promessas de Deus (1Sm.16). Então, o Senhor lhe atendeu a oração.

A história de Davi e sua dependência confiante no Senhor possui duas aplicações importantes. Primeiramente, nos aponta para o sofrimento de Cristo que sofreu a sua geração, vencendo todo mal através de sua confiança e perseverança. E, também, fala ao nosso coração, motivando-nos a confiar e perseverar todos os dias tanto andando por pastos verdejantes quanto percorrendo o sombrio caminho do vale da morte.

Portanto, sinta-se motivado em Cristo Jesus, através dos Salmos de Davi. E esteja atento ao operar gracioso de Deus em sua vida, a fim de que você também volte para louvar ao Senhor com gratidão. Desse modo, você estará testemunhando para outros, motivando-os a confiar e perseverar em suas lutas, também.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário