Pages

segunda-feira, 8 de abril de 2024

Deus é fiel

 


Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.” (1Co.1.9)

 

Todas as virtudes encontram-se perfeitamente em Deus, pois Ele é Santo, Santo, Santo. Logo, o Senhor não somente possui virtudes, mas Ele é a própria virtude, de modo que todas as virtudes são plenas nEle. Deus é amor, Deus é verdade, Deus é justiça, Deus é bondade, Deus é paciência, Deus é paz, Deus é pureza etc.

E Deus é fiel. Ser fiel é estar firmado na verdade, de modo que nada o retire dali. Uma vez que Deus tenha nos dado sua Palavra, Ele permanecerá fiel a essa Palavra até o fim, pois Ele é fiel. Ou seja, Deus cumpre sua Palavra por causa de sua fidelidade, independentemente das circunstâncias. Por isso, o apóstolo Paulo diz: “se somos infiéis, Ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo” (2Tm.2.13).

A fidelidade de Deus anda em plena harmonia com às demais virtudes divinas. No texto de 1 Coríntios 1.9, a fidelidade do Senhor é vista unida à graça de Deus que chama pecadores para ter comunhão com Ele por meio de Jesus Cristo, o perfeito Mediador entre Deus e os homens. Logo, temos acesso e comunhão com o Criador, porque Ele é gracioso; e sabemos que não deixaremos de ter essa comunhão, porque Ele é fiel às suas Palavras.

Essa verdade é demasiadamente consoladora, pois sabemos que somos pecadores, sujeitos a desagradar a Deus muitas vezes. Se colocássemos nossa esperança em nossa fidelidade a Deus, logo nos desesperaríamos, pois veríamos em nós mesmos a rebeldia, pecando contra aquele que é tão bom para conosco. Quando as pessoas colocam a esperança da comunhão com Deus apenas em suas próprias obras, elas ficam sujeitas à desesperança.

Mas, o Senhor nos conforta, ensinando-nos que nossa segurança encontra-se na graça e na fidelidade dEle. O amor de Deus não muda, a graça de Deus não se acaba e sua fidelidade permanece para sempre. Essa é a razão pela qual nossa esperança jamais deve ser abalada. Aquele que nos chamou à eterna redenção é fiel e, tendo começado a obra em nós, há de completa-la. Então, o que precisamos é confiar nEle. E nos dias maus, lançar tudo aos seus pés, certos de que Ele é fiel.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário