Pages

segunda-feira, 8 de abril de 2024

Graça na genealogia


Salmom gerou de Raabe a Boaz; este, de Rute, gerou a Obede; e Obede, a Jessé” (Mt.1.5)

 

À primeira vista, pode parecer chato ler as genealogias bíblicas. Mas, se você se aproximar melhor, com paciência e interesse, verá que as genealogias comunicam mensagens extraordinárias capazes de fortalecer e confortar, motivar e alegrar o coração dos pecadores.

A genealogia de Jesus também fala ao nosso coração. Primeiramente, ela mostra a humilhação a que Jesus foi sujeito durante milênios, pois todos os participantes de sua genealogia eram pecadores, e, muitos deles, fizeram coisas terríveis. Sendo o Filho de Deus Santo, Santo, Santo, nasceu de uma linhagem de pecadores, de modo que sua humilhação antecede seu nascimento.

Essa mensagem, na genealogia de Jesus, também nos exorta a sermos humildes, afinal devemos ter “o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus” que “a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo” (Fp.2.5,7). Os homens procuram glória e fama, porém o Filho de Deus nos ensinou por seu próprio viver a sermos humildes, a fim de glorificarmos a Deus com nossas vidas.

Além disso, a genealogia transmite aos leitores os atributos divinos. Podemos ver, em cada personagem, a graça, a misericórdia e a fidelidade do Senhor que tanto salvou pecadores indignos quanto os tornou participantes da genealogia de Seu Filho.

Raabe, por exemplo, fora uma prostituta (Js.2.1) que creu no testemunho que ouviu sobre as maravilhas que Deus estava operando no meio de Israel. Então, foi salva da destruição de sua cidade. Rute era uma viúva moabita que buscou refúgio debaixo das assas do Senhor, tendo deixado sua antiga vida para trás, e, assim, foi acolhida e adotada, tratada como filha de Deus.

Semelhantemente, cada personagem da genealogia conta uma história repleta de graça, misericórdia e fidelidade provenientes da parte do Senhor, motivando-nos, hoje, a não olharmos para nós mesmo e, sim, para Deus que manifesta seu tão grande amor naqueles que o buscam humildemente. Portanto, você não precisa se importante. Você precisa, apenas, entregar sua vida ao Senhor.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário