Pages

terça-feira, 19 de março de 2024

Precisa-se de amigo

 


Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão.” (Pv.17.17)

 

Deus nos criou para viver dentro de um relacionamento social refletindo a beleza da unidade Trina do Senhor. Por isso, ainda no sexto dia da criação, “disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea” (Gn.1.18). Assim, ao fazer a mulher, o ato criativo de Deus revela ao homem seu propósito: formar uma grande família, a família de Deus (Ef.2.19).

Por isso, sentimos a necessidade da amizade desde os primeiros anos de vida. Carecemos ter verdadeiros amigos com os quais possamos partilhar a vida, dividindo alegrias e tristezas; para amar e ser amado. Meus filhos costumam me perguntar: “Papai, o senhor é meu amigo?” A amizade com os pais e, também, entre os irmãos é uma carência natural, pois fomos feitos para o relacionamento fraterno (Ef.4.1-6).

Adão precisava de alguém para partilhar a vida, para dividir o riso, compartilhar os momentos e exercitar o amor que Deus colocou em seu coração. Portanto, Eva não seria apenas a mãe dos filhos de Adão, mas, principalmente, a sua amiga; aquela com quem ele dividiria a vida na presença de Deus, tornando-se, com ela, uma unidade, não somente na carne, mas, também, no espírito (1Co.10.17).

Porém, o pecado corrompe os relacionamentos que deveriam ser verdadeiros, amáveis, fiéis e abnegados. Precisamos de verdadeiras amizades que estejam dispostas a correr toda a jornada da vida ao nosso lado e não nos abandonem no meio do caminho. Mas, por causa do pecado, as amizades também foram corrompidas e aqueles que deveriam dar a própria vida por nós, às vezes, são o instrumento para tirar a nossa vida, como fez Caim (Gn.4).

Então, Deus nos conduz a Cristo, seu Filho, que nos chama de amigos (Jo.15.15). Ele é o verdadeiro amigo que deu a vida por nós e jamais nos abandonará. Ele está ao nosso lado na alegria e nos carrega em seus braços nas tribulações, pois “em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão” (Pv.17.17). Portanto, seja um amigo como Cristo e quando você estiver sozinho, lembre-se de nosso eterno amigo Jesus que para sempre estará ao nosso lado.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário