Pages

terça-feira, 19 de março de 2024

O que você deveria encontrar numa igreja? (CONTRIÇÃO)

 


Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus.” (Sl.51.17)

 

Uma das primeiras marcas da genuína conversão é a contrição. Essa foi a primeira evidência do eficaz operar do Espírito Santo falando pela Palavra de Deus, pregada pelo apóstolo Pedro, ao coração dos judeus que estavam em Jerusalém, no dia de Pentecostes: “ouvindo eles estas coisas, compungiu-se-lhes o coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos?” (At.2.37).

São esses homens e mulheres contritos que formam a igreja de Jesus, o Santuário do Espírito de Deus, o povo do Senhor. Eles ainda são pecadores, mas o mover do Espírito Santo mantem em seus corações a contrição, a fim de que sempre estejam prontos para se arrepender de seus pecados, quando confrontados pela Palavra do Senhor.

Portanto, o pecador se achega ao Reino de Deus com o coração quebrantado, sentindo-se o mais miserável dos homens, “o pior dos pecadores” (1Tm.1.15). E na porta do Reino de Deus, encontra diversas pedras preciosas escritas: arrependimento, humildade, fé, contrição etc. Sendo uma das pedras precisas, a contrição deve estar presente em toda a caminhada cristã, tendo em vista que, mesmo justificado, o cristão ainda é um pecador propenso a diversos pecados, inclusive o orgulho.

Por isso, é necessário que todo servo de Deus volte seus olhos para o começo de tudo, para a porta de entrada do Reino, a fim de lembrar sempre que é preciso ter um coração contrito. Ao mesmo tempo, o cristão deve olhar para as promessas que nos apontam a glória futura, quando “a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados” (1Co.15.52).

Até que Jesus volte para restaurar toda a criação, o Reino de Deus estará repleto de pecadores. E enquanto essa for a realidade, seremos a igreja dos contritos, um povo de coração quebrantado sempre pronto para confessar seus pecados e abandoná-los. E se alguém não tem um coração contrito, não conhece a Cristo, pois “se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós” (1Jo.1.10).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário