Pages

terça-feira, 19 de março de 2024

A alegria do Senhor

 


Mais alegria me puseste no coração do que a alegria deles, quando lhes há fartura de cereal e de vinho.” (Sl.4.7)

 

Deus criou o homem bastante sensitivo. Através de cinco sentidos (visão, audição, olfato, paladar e tato) conseguimos sentir o mundo a nosso redor e desfrutar dos benefícios criados por Deus. Diversas sensações de bem-estar regozijam o coração em nossas experiências do dia a dia. Tudo isso, porque Deus é muito bom, então criou um universo que nos proporciona alegria.

Contudo, como alguém maltratado pode sentir alegria? Em Atos, os apóstolos se regozijavam também nas tribulações, porque suas lutas promoviam a glória de Deus, tornando-os participantes dos sofrimentos de Cristo (At.5.41). Estando preso, o apóstolo Paulo conforta a igreja, convidando-a a alegrar-se “sempre no Senhor” (Fp.4.4), “porque vos foi concedida a graça de padecerdes por Cristo e não somente de crerdes nele” (Fp.1.29).

Logo, a alegria é mais que uma sensação promovida pelos cinco sentidos. Podemos dizer que, semelhante à paz de Deus, a alegria do Senhor “excede todo o entendimento” (Fp.4.6), pois é proporcionada pelo agir do Espírito Santo em nosso coração, comunicando-nos a Palavra de Deus com todas as suas promessas graciosas. Por isso, Davi, mesmo no deserto, diz ter mais regozijo em seu coração do que os inimigos ímpios que o perseguiam.

Sendo assim, pergunto: Há verdadeira alegria em seu coração? Você consegue se alegrar no Senhor, mesmo nos vales sombrios? A alegria do Senhor provém da comunhão com Deus, pois o Espírito Santo está presente em sua igreja. E nessa comunhão o Espírito testifica em nós o seu amor, a sua graça, a sua bondade, o seu cuidado, a esperança da vida eterna e tantas outras maravilhas (Rm.8).

Portanto, para desfrutar dessa indizível alegria divina, você precisará andar com Deus, com todo o seu amor. É a presença do Senhor que nos proporciona a alegria plena, alegria por ser do nosso amado Senhor Jesus e nosso amado Salvador ser nosso. Então, não deixe o pecado tire a alegria da salvação de seu coração (Sl.51.12). Ande com Cristo o tempo todo e terás sua alegria todo tempo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário