Pages

terça-feira, 19 de março de 2024

O que você deveria encontrar numa igreja? (CUMPLICIDADE)

 


assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros.” (Rm.12.5)

 

A corrida do ouro e a globalização impactaram bastante a sociedade. O grito de guerra dos mosqueteiros: “Um por todos e todos por um”, deu lugar ao dizer popular: “Cada um por si e Deus por todos”. E numa sociedade individualista, a competitividade estimula a luta de cada um por seus próprios interesses: no trabalho, nas academias, nas denominações e, até, nas famílias.

Mas, o Reino de Deus não é assim. E o primeiro sinal dessa diferença é a cruz do Calvário, pois nela, o Filho de Deus entregou a sua vida por amor àqueles que Ele mesmo chama de amigos (Jo.15.13-15). Ele, sendo o melhor de todos, santo, justo e perfeito, trocou sua recompensa pelos sofrimentos daqueles que eram incapazes de alcançar a perfeição, a fim de lhes dar a esperança da glória eterna.

Dentre as muitas maravilhosas lições que Jesus dá a seu povo, encontra-se a cumplicidade, ou seja, a qualidade de ser companheiro nos momentos bons e ruins da vida; a disposição de estar ao lado do outro para ajudar a enfrentar os problemas, motivando e dividindo a carga, como disse o apóstolo Pedro: “sede todos de igual ânimo, compadecidos, fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes” (1Pe.3.8).

A cumplicidade transmite segurança para as pessoas. Uma igreja local em que as pessoas se relacionam conforme o mandamento de Jesus: “Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros” (Jo.13.34-35), transmite segurança para todos, porque, nela, sabemos que, independentemente do que aconteça, jamais seremos traídos ou abandonados.

A cumplicidade, portanto, é uma importante virtude do cristão. Ela anda ao lado da empatia e da compaixão que, juntas, formam um ambiente de graça para todos, pois ali o amor de Deus está presente. Portanto, se desfaça do individualismo moderno e venha desfrutar da bênção de fazer parte do Corpo de Cristo. E, nele, viver a beleza da cumplicidade entre aqueles que foram feitos irmãos em Jesus.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário