Pages

segunda-feira, 11 de março de 2024

O que você deveria encontrar numa igreja? (CONSOLO)

 


Consolai-vos, pois, uns aos outros e edificai-vos reciprocamente, como também estais fazendo.” (1Ts.5.11)

 

Quem nunca precisou de consolo? Por causa do pecado que deteriora todas as coisas que toca, o consolo é uma grande necessidade do ser humano. Precisamos ser consolados das lutas de uma jornada diária de trabalho. Precisamos ser consolado por causa das perdas, sobretudo de pessoas queridas. Precisamos ser consolados pelo simples fato de estarmos em um mundo que “jaz no maligno”.

Mas, de que adianta dar um tapinha nas costas e dizer: “Vai dar tudo certo”. Por mais sinceras que essas palavras sejam, elas não são capazes de mudar a realidade e, portanto, não podem, realmente, consolar aquele que sofre o mundo pecador. Verdadeiro consolo é alguém se voluntariar a pagar sua imensa dívida e limpar seu nome, trazendo verdadeira paz a seu coração.

Cristo é nosso verdadeiro consolador que nos consolou pagando o preço de nossos pecados, a fim de nos livrar da condenação eterna. Ele não fez promessas aparentes que não podia cumprir. Jesus realmente trouxe paz ao nosso coração e nos livrou um problema terrível: o inferno.

E para que continuemos sendo consolados em meio às aflições do mundo, Cristo nos enviou o Espírito Santo que aplica a obra de Jesus à nossa vida e alimenta nosso coração com a esperança da vida eterna, por meio das fiéis promessas de Deus.

Portanto, a igreja é lugar de consolo. E esse consolo não deve vir unicamente de Deus. Provérbios nos diz que “em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão” (Pv.17.17). Assim como os membros de uma família devem encontrar consolo no lar, também os cristãos devem encontrar verdadeiro consolo na igreja, pois ela é a portadora das promessas de Deus e deve lembra-las constantemente, uns para os outros.

Então, seja um instrumento para o consolo do irmão. Empatia, paciência, cuidado e direção são virtudes consoladoras que, por meio da Palavra de Deus e do operar gracioso do Espírito Santo, trazem grande alento para o coração daqueles que são atribulados. E lembre-se que aqueles que você consolou hoje, poderão ser os instrumentos de Deus para consolar você, amanhã.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário