Pages

terça-feira, 19 de março de 2024

Imitadores de Deus

 


Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados.” (Ef.5.1)

 

Mesmo sem perceber, o filho imita seus pais. Por isso, é tão importante que os pais pensem em suas atitudes mais do que em suas palavras. A infância é a fase da imitação e as crianças são ávidas para imitar o que for posto diante delas. Razão para os pais também terem cuidado com o que as crianças veem, pois o mundo ao redor delas também poderá exercer influência sobre elas.

O apóstolo Pedro chama os cristãos de crianças que devem desejar ardentemente “o genuíno leite espiritual” (1Pe.2.2). E o apóstolo Paulo exorta os cristãos a agirem como genuínos filhos de Deus, imitando ao Pai celestial que nos oferece o puro alimento e o perfeito modelo para nosso amadurecimento espiritual. A igreja é tratada como uma legítima família de Deus (Ef.2.19), cuidada e guiada pelo Pai.

Então, devemos imitar nosso perfeito Pai. Isso significa que Deus anda conosco o tempo todo em nosso dia a dia, conforme Ele mesmo ordenou que os pais fizessem na relação com os próprios filhos, a fim de ensinar-lhes a Palavra de Deus: “tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te” (Dt.6.7).

Logo, precisamos andar com Deus, a fim de imitá-lo. Não é possível imitar alguém se não conhecermos seu viver. Por isso, aqueles que não andam com Deus não podem imitá-lo, pois não o conhecem de verdade. Talvez, até tenham ouvido falar algo sobre Deus, mas não o conhecem de verdade e, por isso, não podem imitá-lo. Portanto, a exortação para que imitemos a Deus é, também, uma admoestação para que andemos com Deus.

Você está andando com Deus? Parecemos com aqueles que exercem influência sobre nós. Então, qual a influência de Deus sobre sua vida? Se você, realmente, quer tornar-se cada dia mais parecido com Deus, precisará dedicar tempo e atenção ao Senhor. Portanto, ande com Deus! Medite em sua Palavra dia e noite. Fale com o Senhor orando em todo tempo. E quando você menos esperar, estará mais parecido com Ele, mais parecido com Cristo Jesus.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário