Pages

sábado, 23 de março de 2024

Ele nos escolheu

 


assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele.” (Ef.1.4)

 

A vida é cheia de escolhas. Escolhemos o que comer, o que vestir, o que comprar. Escolhemos o tipo de vida acadêmica e a profissão. Fazemos escolhas todos os dias, mesmo que não percebamos. E a mais importante escolha da vida de qualquer pessoa é com quem irá casar, pois casamento é uma aliança para a vida toda (Rm.7.1-3).

Deus também fez escolhas. E o Senhor nos revela que nos escolheu, à semelhança de um homem que escolhe aquela com quem quer casar. Por isso, o apóstolo Paulo nos diz, em Efésios 5.22-33, que a igreja é a noiva de Cristo, aquela pela qual Jesus entregou sua vida, pois Ele escolheu ama-la eternamente e jamais se arrependerá disso. 

Esse é o maior consolo do cristão: Deus escolheu amá-lo. Mas, qual a segurança que temos de que o Senhor não desistirá desse amor? Podemos dizer que, primeiramente, é a certeza de que Deus não muda. E para nosso consolo, Ele nos deixou como segurança a aliança, pois toda aliança é inquebrável, como nos diz o apóstolo Paulo: “Fiel é esta palavra: ...se perseveramos, também com ele reinaremos; se o negamos, ele, por sua vez, nos negará; se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo” (2Tm.2.11-13).

Deus escolheu nos amar, não por sermos mais bonitos, mais bonzinhos ou mais competentes, “pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus” (1Co.1.27-29).

Portanto a escolha incondicional de Deus é o maior conforto que recebemos dEle, confirmada pela dádiva do Espírito Santo para ser a garantia de que o Senhor escolheu nos amar, pois “o próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” (Rm.8.16). Então, descanse seu coração no amor de Deus, “certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus” (Fp.1.6).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário