Pages

sábado, 23 de março de 2024

A vida é repleta de processos

 


Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.” (Fp.1.6)

 

A vida humana é repleta de processos, a começar pela gestação. Para nascermos, passamos 9 meses sendo desenvolvidos na barriga da mãe. E, depois que nascemos, precisamos crescer pouco a pouco, não somente em estatura e força, mas, sobretudo, em conhecimento e caráter, diante de Deus e dos homens. E tudo isso leva tempo.

O problema é que nos esquecemos disso, muitas vezes. Você já ficou doente? Uma simples gripe dura aproximadamente 7 dias para ficar totalmente curada. E problema financeiro, você já teve? Muitas famílias passam mais de 1 ano para se recuperar da crise financeira. Além disso, quantos anos foram necessários para que você aprendesse coisas importantes da vida? Seu amadurecimento durou anos de vida, e, podemos dizer, ainda está em processo.

Mas, as pessoas esquecem que elas passaram por muitos processos que duraram dias, meses ou anos. Então, o pai grita com seus filhos ainda crianças exigindo deles a maturidade que ele mesmo só adquiriu depois de dezenas de anos. Quando você esquece dos muitos processos que passou para chegar onde está agora, termina exigindo dos outros a instantaneidade que não se pode dar.

Até a vida cristã é um processo. Nenhum cristão torna-se perfeito no momento de sua conversão. O Novo Testamento nos conta o processo de amadurecimento dos discípulos de Jesus e a paciência que Cristo teve durante todo o desenvolvimento deles. Jesus não gritou com Pedro, dizendo: Você tem que ser perfeito agora! Antes, Cristo teve tanta paciência que suportou todas as falhas de seu discípulo, até mesmo negá-lo três vezes (Mt.26.75).

Portanto, aprender que a vida é marcada por processos é tanto um conforto quanto uma exortação. É um conforto, pois devemos ter paciência com nossos próprios processos, certos de que Deus está operando em nosso viver a cada dia até que cheguemos à perfeição. E é uma exortação, porque devemos ser pacientes com os outros, a fim de não exigir deles aquilo que nem mesmo nós somos capazes de fazer. Então, em vez de cobrar das pessoas, motive-as a perseverarem até o fim.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário