Pages

terça-feira, 26 de março de 2024

Conhece a si mesmo

 


Recordar-te-ás de todo o caminho pelo qual o SENHOR, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos.” (Dt.8.2)

 

Você conhece a si mesmo? Desde a infância, percorremos uma longa jornada de conhecimento de tudo ao nosso redor. Conhecemos leis naturais e morais; aprendemos sobre a natureza e, até, a respeitos dos grandiosos astros celestes. E, pela graça de Deus, somos ensinados nos caminhos do Senhor, por meio da Palavra divina que nos revela quem Deus é e qual a sua vontade para nós.

Mas, como conhecemos a nós mesmos? Talvez, você me diga que se considera paciente, afinal nunca fora colocado em circunstâncias desafiadoras. Então, aparece, no trabalho, um novato que faz o serviço errado várias vezes e você precisa ensiná-lo a fazer o certo, mas isso o irrita profundamente. Sabemos que a paciência é uma virtude divina, pois a Palavra de Deus nos revela (Gl.5.22). Mas, o Senhor nos mostra o quanto precisamos ser transformados e aperfeiçoados através das experiências da vida.

Por isso, não devemos desprezar as experiências de nosso viver. Deus nos coloca nas mais variadas situações desafiadoras, propositadamente. Por meio dessas experiências, Deus nos mostra quem somos de verdade e, por essa razão, é importante passarmos por experiências adversas. Deus fez isso com a nação de Israel, conduzindo-a pelo deserto, a fim de que os israelitas provassem se amavam mais a Deus do que a si mesmos.

Portanto, considere cada experiência um possível ambiente desafiador para o autoconhecimento, além do conhecimento do outro. Sabemos quando um amigo é leal no momento em que ele é desafiado a negar a si mesmo para nos ajudar (Pv.17.17). Da mesma forma, conhecemos nossa lealdade, quando somos desafiados a negar a nós mesmos por amor ao próximo (1Ts.1.3).

Então, peça a Deus sabedoria para estar atento às experiências da vida, a fim de conhecer melhor a si mesmo. E ore ao Senhor pedindo graça para mudar tudo o que for necessário em seu coração.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário