Pages

terça-feira, 19 de março de 2024

A beleza da virtude

 


Agora, pois, minha filha, não tenhas receio; tudo quanto disseste eu te farei, pois toda a cidade do meu povo sabe que és mulher virtuosa.” (Rt.3.11)

 

Quem diria que de Moabe surgiria uma mulher tão virtuosa. Repentinamente, apareceu em Belém, junto à Noemi, uma jovem moabita, viúva, chamada Rute. Em sua angústia, Ela deixara seu povo e a casa de seus pais para buscar refúgio no Deus de Israel. E mesmo chegando pobre na cidade de Judá, seu comportamento mostraria quão grandes riquezas ela guardava em seu novo coração.

Sem ninguém para cuidar dela, Rute assume a responsabilidade de cuidar de sua sogra Noemi. Então, arregaça a manga para buscar o sustento diário. Mas, sem que ela soubesse, seus passos seriam guiados por Deus que estava todo tempo presente para a abençoar suas filhas (Rt.2.1-3). Aquela que fora buscar o cuidado divino encontraria o Deus de amor pronto para acolhe-la com graça e misericórdia.

Seu amor, cuidado, dedicação, esforço, paciência, submissão, gratidão, piedade e boas obras logo começaram a tornar-se evidentes na cidade, encantando sobremaneira o coração de Boaz, um homem de Deus que esperava na consolação de Israel. Em pouco tempo, toda a cidade de Belém sabia que Rute era uma mulher virtuosa (Rt.3.11) que, discretamente, demonstrava a obra do Espírito Santo operando em seu coração.

Assim são as virtudes no coração de uma mulher de Deus. Mesmo silenciosamente, elas se tornam conhecidas, pois suas boas obras não podem ser contidas, sendo vistas na hospitalidade, no prazer em servir, no modo de se vestir descentemente, na paciência e em todo seu viver piedoso. Mulheres que anunciam ao mundo a glória de Deus sem dizer uma só palavra, pois suas obras falam por si mesmas.

Como é deslumbrante a beleza da virtude numa mulher, “o seu valor muito excede o de finas joias.” (Pv.31.10). Esse deve ser o adorno de toda mulher cristã. Logo, coloque sua vida em oração e rogue a Deus que a vista com suas límpidas virtudes. Então, você verá Deus operando em sua vida, lapidando seu coração pelo Espírito e edificando sua mente pela Palavra, criando uma mulher virtuosa.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário