Pages

sábado, 17 de agosto de 2013

Espírito Santo, Agente santificador e capacitador

mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.” (At.1.8)

No dia seguinte, após aquele maravilhoso encontro com Cristo, o cristão percebe que a inclinação para o pecado não foi retirada. Seu corpo ainda é corruptível (1Co.15.53) e como Paulo, reconhece que o bem que deseja fazer não faz e o mal que detesta, esse ele faz (Rm.7.19), pois, há em seus “membros, outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros” (Rm.7.23), à vista disso exclama: “Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?” (Rm.7.24).
O cristão é o único ser humano que possui duas naturezas: a espiritual e a carnal. Todos os demais homens são apenas escravos do pecado e o bem que fazem é vestígio de atributos divinos comunicáveis. Pelo poder do Espírito Santo, o cristão pode dizer não para a carne que tenta conduzi-lo ao pecado todos os dias. Quanto maior a relação com Deus mais cheio estará o cristão do Espírito de Deus e assim mais apto estará para dizer não à natureza pecaminosa. Porém, se o cristão relaxar no uso dos meios de graça (as Escrituras, os Sacramentos e a Oração), mais vulnerável estará e a natureza carnal, o mundo e o diabo não o pouparão, fazendo de tudo para conduzi-lo à queda.
O Espírito Santo é santificador. Aqueles que Ele regenera, dando nova vida para crerem em Cristo, também são santificados para que sejam conforme a semelhança do Filho de Deus (2Co.3.18). Sua fantástica e graciosa ação no pecador o faz desejar “a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm.12.2). Com esta volição conduzida pelo Espírito Santo, o pecador lutará contra a própria carne, a fim de mortificar seus efeitos, aprisionando-a num calabouço esquecido em seu coração. A eficácia deste feito dependerá da atuação do Espírito: quanto mais presente Ele estiver na vida do cristão, mais expressivos serão os resultados.
O Espírito Santo, também, não nos deixa só diante da grandiosa obra do Senhor. Mesmo regenerados, somos apenas humanos marcados pelas fraquezas e limitações naturais. Além do mais, a guerra na qual o cristão se encontra “não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes” (Ef.6.12). Para vencer cada batalha, serão necessárias armas espirituais disponibilizadas por Deus e acessíveis pelo Espírito Santo.
Ao longo da história do povo de Deus, encontraremos homens destemidos que receberam dons extraordinários, coragem e força sobrenaturais. Eles venceram gigantes, destruíram muralhas, tiveram visões celestiais e resistiram ao vale da sombra da morte porque o Senhor estava com Eles, capacitando-os por meio do Espírito Santo, para revelarem a glória de Deus em suas pequenas vidas.
Ao ler estas histórias, o homem incrédulo as denomina de mitos e lendas, pois tais fenômenos não podem ser repetidos experiencialmente pelo homem natural. Mas, ao ler as Escrituras Sagradas, o Cristão se alegra, pois Deus comunica Seu poder e graça sobre a vida daqueles que confiam nEle. Assim, as histórias do passado cumprem seu papel no projeto redentor e também fortalecem o cristão para os desafios presentes, a fim de que busquem no Senhor tudo que for necessário para vencerem cada batalha da jornada cristã.
Conforme o livro de Hebreus, foi por meio da fé que homens de Deus andaram intimamente com o Senhor, confiando em promessas impossíveis aos olhos dos homens (Hb.11). Eles viram suas fraquezas serem sobrepostas pelo poder de Deus e, movidos pelo Espírito Santo, desafiaram o mundo. Estes grandes homens de Deus venceram desafios intransponíveis aos olhos humanos, para manifestar a glória do Senhor. Não estavam apenas superando suas limitações e desenvolvendo seus potenciais, eles eram instrumentos para a realização da obra de Deus. O olhar deles estava na glória do Senhor e, semelhante a Jesus, tinham fome por fazer a vontade do Senhor (Jo.4.34), pois o Espírito Santo os enchia gloriosamente.
No livro de Atos, o Senhor Jesus dá aos apóstolos uma grande missão: testemunhar o evangelho do Reino em todo o mundo. Isto significava pregar a Palavra no meio de um mundo hostil e pastorear aqueles que cressem no evangelho. Para que os discípulos cumprissem a missão, Jesus promete o derramamento do Espírito Santo. Esta presença inusitada do Espírito (Jo.7.39) ocorre no capítulo 2 de Atos, conforme profecia de Joel, capítulo 2, versículos 28 e 29: “E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões; até sobre os servos e sobre as servas derramarei o meu Espírito naqueles dias” (Jl.2.28-29). Este fenômeno não corresponde ao papel regenerador do Espírito, mas à sua função capacitadora. É fácil perceber isto, quando se observa que os discípulos já haviam recebido o entendimento para compreenderem as Escrituras (Lc.24.45) e, assim, já eram legítimos cristãos, aguardando, somente, a capacitação do Espírito para cumprirem uma missão.
A vida cristã deve ser frutífera e por isso o Senhor nos deu de Seu Espírito para nos qualificar a realizar a obra de Deus. Sem a capacitação do Espírito o cristão receberá a vida eterna, mas não estará apto para cumprir sua missão de glorificar o Senhor por meio da pregação da Palavra de Deus, produzindo frutos de justiça para a glória do Senhor. Por esta razão, confiando na promessa divina, em Atos, capítulo 4, versículos 24 à 31, a igreja ora rogando por coragem para anunciar as Escrituras em meio à perseguição dos judeus. Legítimos cristãos precisavam do poder do Senhor para cumprir a missão recebida de Deus e este poder seria concedido pelo Espírito Santo atuando no meio da igreja.


Nenhum comentário:

Postar um comentário