Pages

quinta-feira, 10 de outubro de 2024

Salmo 58

 


Falais verdadeiramente justiça, ó juízes? Julgais com retidão os filhos dos homens? Longe disso; antes, no íntimo engendrais iniquidades e distribuís na terra a violência de vossas mãos.” (Sl.58.1-2)

 

Deus é o Criador e o Senhor de todas as coisas. Portanto, tudo é dEle e tudo é governado por Ele. E, como Rei, todos os três poderes se concentram nEle: Legislativo, Executivo e Judiciário. Por isso, a Escritura diz que toda autoridade na Terra é constituída por Deus, de modo que, diz o apóstolo Paulo, “todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas” (Rm.13.1).

Então, desde o princípio da criação, Deus colocou nas mãos de homens a responsabilidade de servi-lo como representantes de Deus. Ou seja, todo Governante (Rei ou Presidente), todo Juiz e todo cabeça de um grupo, desde a família, é um representante de Deus perante aqueles que lhe foram confiados, seus liderados. Logo, todos os líderes, no mundo inteiro, prestam contas a Deus que os constituiu.

Todavia, dificilmente as pessoas pensam na imensa responsabilidade de ser um líder (Governante, Juiz, Pastor/Presbítero, Marido/Pai). Por causa da imaturidade, muitos querem o “prestígio” de exercer cargos de liderança sem olhar para o peso da cobrança divina. Tiago adverte a igreja quanto a seriedade do assunto, dizendo: “Meus irmãos, não vos torneis, muitos de vós, mestres, sabendo que havemos de receber maior juízo” (Tg.3.1).

No salmo 58, Davi anuncia o juízo divino sobre os maus líderes. Logo, Deus vai cobrar você que é líder. Mas, a incredulidade do homem faz com que ignore o juízo divino. Por isso, temos tantos governantes corruptos, tantos juízes injustos, tantos pastores e presbíteros desonestos, tantos maridos e pais horríveis. Eles se gabam de seus “privilégios”, ignorando que Deus está observando tudo e pedirá contas: “o servo inútil, lançai-o para fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes” (Mt.25.30).

Portanto, melhor é não ser líder do que ser um mau líder. E se você recebeu de Deus a liderança, seja qual for, faça tudo para a glória de Deus, pois o Senhor o cobrará por todos os males que você tiver feito aos filhos dos homens.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário