Pages

segunda-feira, 5 de agosto de 2024

Salmo 35

 


Cantem de júbilo e se alegrem os que têm prazer na minha retidão; e digam sempre: Glorificado seja o SENHOR, que se compraz na prosperidade do seu servo!” (Sl.35.27)

 

Sei que é difícil de aceitar, mas Deus, muitas vezes, entrega seus filhos à maldade do mundo que jaz no maligno. É relativamente fácil ler o sofrimento dos homens de Deus, do passado, que glorificaram ao Senhor através da fidelidade, em meio às mais duras perseguições. Mas, é extremamente difícil ver chegar a nossa vez de glorificar a Deus através da perseverança, como fez Jesus.

O Salmo 35 é mais uma oração de Davi, apresentando suas tribulações a Deus, a fim de que o Senhor o ajude em suas lutas. Nesse salmo, Davi está indignado, porque “pagam-me o mal pelo bem” (Sl.35.12). Davi conta como havia sido seu tratamento benevolente com aqueles que, agora, estavam lhe fazendo mal: “estando eles enfermos, as minhas vestes eram pano de saco; eu afligia a minha alma com jejum e em oração” (Sl.35.13). E, em sua indignação, Davi roga pelo agir do Senhor, a seu favor.

Os salmos em que Davi clama a Deus, cumprem três propósitos importantes: primeiramente, eles apontam para o sofrimento de Cristo, que fez o bem a todas as pessoas de sua geração, contudo foi maltratado e encravado em uma cruz pelas mesmas pessoas a quem Ele abençoou. Deus entregou seu próprio Filho ao sofrimento do mundo, a fim de salvar seu povo e condenar seus adversários.

O segundo propósito é falar da maldade do mundo que jaz no maligno. Nos salmos de Davi, Deus nos revela que os homens malignos são traiçoeiros e que, portanto, o mundo é um lugar perigoso, de modo que os filhos de Deus devem ter todo cuidado, pois “não é de paz que eles falam; pelo contrário, tramam enganos contra os pacíficos da terra” (Sl.35.20).

Além disso, o terceiro propósito é a revelação do sofrimento universal dos filhos de Deus. Em todas as gerações, os filhos de Deus sofreram os males do mundo. E o consolo divino foi o mesmo para todos: Deus ama aqueles que esperam por Ele e os recompensará. Portanto, você também deve lançar sua vida aos pés de Cristo e buscar nEle a salvação. Afinal, Deus conhece sua vida e pode salvar você de todo mal.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário