Pages

quarta-feira, 31 de julho de 2024

Salmo 33

 


Exultai, ó justos, no SENHOR! Aos retos fica bem louvá-lo.” (Sl.33.1)

 

O Senhor deve ser louvado e adorado, porque Ele realmente é digno disso. Deus é o Criador e o sustentador de todas as coisas. Ele é Santíssimo, de modo que todas as virtudes residem plenamente nEle. Deus é todo Verdade, Amor e Justiça. E tudo o que Ele faz é perfeitamente bom. Portanto, é um dever de toda criatura louvar e bendizer ao Senhor, pois é um direito do Criador ser glorificado.

Mas, que é o homem? Os homens querem glória, mas não podem sustentar a própria vida. Os pecadores se orgulham de si mesmos, mas estão cheios de vícios. E onde não há virtude não há honra. As pessoas vivem de mentiras, de modo que até o amor delas é uma ilusão. Então, onde está a glória? Onde a honra? Onde o motivo para se orgulharem de si mesmas? Não há, nem um sequer.

Apesar da desonra humana, Deus convida pecadores para desfrutarem de sua graciosa presença abençoadora. Portanto, louvar, adorar e glorificar a Deus não são ordens de um caprichoso soberano. O Senhor convida seus filhos a participarem da benevolência divina, encontrando nela a satisfação existencial, a fim de que sejam felizes para sempre, pois a vida está nEle.

Por isso, os salmistas adoram a Deus com plena alegria, como se eles estivessem recebendo os louvores. Ao se esvaziarem de si mesmos, reconhecendo a verdade sobre sua pequenez, eles demonstravam confiança na graça e no poder de Deus para enchê-los do amor, da alegria e da paz, dando-lhes plena satisfação para a alma. A presença de Deus lhes proporcionava a felicidade, de modo que não seria necessário ordená-los a buscar ao Senhor em adoração; eles mesmos ansiavam por estar na presença irradiante de Deus.

Assim, na presença do Senhor, os filhos de Deus encontram segurança. Suas necessidades são supridas, seus medos são abandonados e a esperança é alicerçada sobre a Rocha. Portanto, os louvores daquele que anda com Deus brotam do mais íntimo do coração, pois resulta tanto do conhecimento de Deus quanto da experiência de sua muita bondade que nos certa dia a dia. Então, busque ao Senhor de todo o coração e verás quão deleitoso é estar em Sua presença.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário