Pages

quinta-feira, 25 de julho de 2024

Salmo 29

 


A voz do SENHOR é poderosa; a voz do SENHOR é cheia de majestade.” (Sl.29.4)

 

Todas as coisas foram criadas pelo poder da Palavra de Deus. O Senhor disse: Haja! E houve tudo o que Ele intentou criar. E ao nos criar a sua imagem e semelhança, o Senhor nos deu a palavra como força dinâmica que move a sociedade no dia a dia. Ordens, pedidos, alianças, contratos, compras, vendas, ensino, confortos, exortações, direcionamento tudo acontece na sociedade por meio da palavra e sem ela nada acontece, quer seja oralizada quer seja escrita.

No Salmo 29, Davi está convocando o povo de Deus a bendizer o Nome do Senhor, porque Ele é digno de ser adorado: “Tributai ao SENHOR a glória devida ao seu nome, adorai o SENHOR na beleza da santidade” (Sl.29.2). E, nesse salmo, a razão principal para o louvor a Deus é o poder de sua Palavra, pela qual Deus criou, sustenta, pastoreia, vence as batalhas e abençoa seu povo.

A Palavra do Senhor está presente em tudo o que Deus faz. E tudo o que Deus diz, acontece, pois sua Palavra é poderosa: “Assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei” (Is.55.11). Logo, a Palavra de Deus é o maravilhoso consolo para seu povo, pois todas as suas promessas se cumprem cabalmente.

E a palavra do ser humano reflete a Palavra divina. Por isso, Jesus ordenou: “Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno” (Mt.5.37). Nossas palavras estão vivas. Através delas pessoas podem ser magoadas ou fortalecidas; a paz entre nações pode ser alcançada ou a guerra iniciada; sentenças jurídicas são determinadas para o bem ou para o mal. E por meio da pregação fiel da Palavra de Deus vidas são libertas do império das trevas e transportadas para o Reino do Filho do amor de Deus (Cl.1.13).

Já que a Palavra do Senhor manifesta o Ser de Deus, você deveria meditar nela dia e noite, na qual você encontrará ânimo, direção e esperança para viver. E já que nossa palavra é imagem da Palavra divina, você deve usa-la de modo a glorificar a Deus, sendo sempre verdadeiro e abençoador, justo e edificador para toda a sociedade a seu redor.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário