Pages

domingo, 21 de julho de 2024

Salmo 26

 


Eu amo, Senhor, a habitação de tua casa e o lugar onde tua glória assiste. ”(Sl.26.8)

 

Davi é lembrado por todos como o grande rei de Israel. E, de fato, ele foi. Mas, muitos não observam a dura jornada que ele percorreu até alcançar a realidade. O livro de 1 Samuel narra as tribulações de Davi, de modo que temos uma noção panorâmica de seus anos perseguidos por Saul e um grande exército da nação. Contudo, são os salmos que nos revelam a profundidade das angústias externas e internas que Davi sofreu durante aqueles longos anos.

No Salmo 26, Davi nos conta o “segredo” de sua vitória: ele amava e andava com Deus. Nesse salmo, Davi conversa com o Senhor, comparando sua vida com as práticas ímpias, injustas, violentas, desonestas, fingidas, sanguinárias e criminosas de seus adversários. É nesse paralelo que Davi vê sua integridade. Ele tinha consciência de ser pecador (Sl.32), mas quando comparada com as trevas dos oponentes, sua vida se mostrava justa.

Sempre que o salmista fala de sua integridade, somos encaminhados, pela teologia, a uma tipologia de Cristo. E, na verdade, podemos compreender assim, afinal, “ não há justo, nem um sequer ” (Rm.3.10), sendo Jesus o único “justo e justificador” dentre os homens (Rm.3.26). Contudo, o salmista está a falar de seu procedimento irrepreensível, segundo a lei do Senhor. Davi estava atento à vontade de Deus e se esforçou para viver de maneira agradável ao Senhor.

No coração do salmo, Davi fala de sua devoção ao Senhor. Seu talento musical, ele o dedica a Deus, para que os louvores devidos ao Senhor fossem ouvidos por todos. E Davi não pretendia abandonar sua dedicação a Deus. Em seu coração está firme a esperança de que, na perseverança em buscar ao Senhor, ele verá a graça divina satisfeita em seu favor. Então, abençoará o nome de Deus em meio à congregação de Israel.

E você, para quem está olhando? O mundo está cheio de injustiças e mentiras. Se você olhar demais para elas poderão cair na tentativa de se tornar igual ao mundo. Então, olhe para Cristo e seja humildemente com Deus, pois tudo o que precisamos é do Senhor. Portanto, ame-o de todo seu coração, sabendo que nós o amamos, porque Ele nos amou primeiro.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário