Pages

quinta-feira, 18 de julho de 2024

Salmo 23

 


O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará ” (Sl.23.1)

 

O Salmo 23 é, provavelmente, o mais conhecido do mundo. Um salmo que expressa a vida de um homem cuidado por Deus em todas as etapas de sua jornada. Portanto, a profundidade do salmo encontra-se na história de Davi, onde Deus esteve presente desde o início.

“O SENHOR é o meu pastor”, começa Davi. O nome de Deus, o pronome possessivo e o termo pastor apontam para uma relação pessoal. Davi andava com o Senhor, Deus de aliança. E era cuidado por Ele. Por isso, tudo o que fosse necessário, Davi encontraria no Senhor. O cuidado de Deus e o contentamento de Davi trariam plena satisfação ao coração daquele servo, todos os dias.

Os versículos 2 e 3 falam da primeira etapa da jornada de Davi, antes de serem ungidos pelo profeta Samuel (1Sm.16). Davi foi um jovem pastor de ovelhas, todavia Deus pastoreava sua vida, sustentando, protegendo e guiando pelo caminho que deveria andar. Davi externa sua gratidão pelo cuidado de Deus durante seus primeiros anos de vida (1Sm.17.34).

Mas, a vida de Davi nem sempre foi um pasto verdejante (Sl.23.4). Após ser ungido, o Espírito do Senhor esteve com ele para o capacitar a lutar nas batalhas de Deus. Então, Davi matou o gigante Golias e iniciou uma longa jornada, sendo perseguido pelo rei Saul. Foi um verdadeiro vale da sombra da morte. Mas, o Senhor esteve todo tempo presente, livrando-o do mal. Davi orava muito e esperou até que o Senhor lhe desse a vitória. Foi nesse período que Davi mais sentiu a presença de Deus com ele.

A última etapa contada pelo salmo é a coroação de Davi. Ele esperou no Senhor e perseverou até o fim, então Deus derrotou seu inimigo e o coroou rei de todo o Israel. A batalha foi grande, mas do Senhor é uma vitória. Davi é exaltado e se alegra na presença de Deus,

O final do salmo é uma declaração de fé de Davi. Ele viu em sua vida o operar de Deus. E nós podemos ver na vida de Davi, a vida e obra de Cristo que passou pelas mesmas etapas até vencer os inimigos do Senhor, triunfando deles na cruz (Cl.2.15). Em Cristo, o salmo fala ao nosso coração, pois participamos de seu sofrer e vencer. Então, confie toda sua vida ao pastoreio divino.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário