Pages

quarta-feira, 3 de julho de 2024

Diversidade e Unidade

 


Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função, assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros” (Rm.12.4-5)

 

Há várias figuras da igreja de Jesus: Templo, videira, família, nação.... A mais mencionada é Corpo de Cristo (1Co.12.27). Mas, para compreendermos o significado de Corpo é preciso entendermos dois conceitos fundamentais: DIVERSIDADE e UNIDADE. No Corpo de Cristo, esses dois conceitos são inseparáveis, de modo que qualquer tentativa de os separar destruirá a igreja de Jesus.

Diversidade na igreja é a variedade de funções que Deus mesmo atribuiu a ela, dando a cada um o papel que Ele mesmo escolheu. Todas as listas de dons, tanto do Antigo quanto do Novo Testamentos, são claras em afirmar que Deus escolhe a quem Ele quer dar um dom (1Co.12.11). O que compete a cada pessoa é fazer bom uso daquilo que recebeu, a fim de que Deus seja glorificado (Mt.25.14-39). E cada dom tem um propósito divino (1Co.12.7).

A unidade da igreja nos leva a duas questões: Só existe um Senhor da igreja e a igreja deve servir unicamente a Ele com os dons que Ele distribuiu segundo sua vontade (Ef.4.1-6); e todos os cristãos foram unidos como um só corpo, de modo que devem andar em unidade (em amor), fazendo tudo para a edificação de todos (Ef.4.7-16), cada um com aquilo que recebeu do Espírito Santo (1Co.12).

Sem a diversidade/unidade da igreja não há Corpo de Cristo. Se você não cumpre seu papel para a glória de Jesus, você desonra a Deus que distribuiu os dons conforme a vontade dEle. E se você não se esforça “diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz” (Ef.4.3), reconhecendo o papel de cada membro do corpo na edificação da igreja, todos sofrem os danos do pecado.

Mas, para que todos coloquem em prática tal ensino é necessário ser guiado pelo Espírito Santo, falando pela Escritura, “com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor” (Ef.4.2). Portanto, faça tudo para a glória do Senhor. Então, Deus se agradará, você estará contribuindo com a edificação do Corpo de Cristo e a igreja será abençoada.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário