Pages

sábado, 20 de abril de 2024

Tenha fé, tenha obras

 


Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo?” (Tg.2.14)

 

Apesar do crescimento do ateísmo no mundo, principalmente através do cientificismo, podemos afirmar que aqueles que negam a existência de Deus ainda são em número diminuto. Mais de 90% das pessoas no mundo tem alguma crença religiosa. Isso deve levar você a duas perguntas: Qual a verdade em que devemos realmente crer? E quais as implicações dessa verdade para a vida do ser humano?

Há uma grande importância no caráter histórico da Bíblia: Revelar ao homem que Deus vem falando desde o princípio da criação. Ou seja, a Escritura não surgiu no meio da história humana, à semelhança das mais variadas religiões. A Palavra de Deus acompanha a história do homem desde o dia em que esse homem foi criado (Gn.2.15-17). E foi conservada por homens de Deus de todas as gerações (Gn.5), passada de geração a geração por pessoas como Sete, Noé, Abraão, Moisés, Josué.

Portanto, ao crer na Bíblia como Palavra de Deus, estamos reconhecendo que, diferente de todas as religiões, a Escritura realmente é a revelação de Deus sobre quem Ele é, sobre quem somos, sobre suas obras e sobre sua vontade para nós. E quando o Filho de Deus esteve entre os homens, Ele confirmou que a Escritura é a legítima Palavra de Deus (Lc.11.28), e fez isso por meio de inumeráveis e extraordinários milagres nunca vistos no mundo.

Agora, é preciso crer em toda a Bíblia como Palavra de Deus. Mas, não somente “da boca para fora”. A legítima fé se expressa no viver daquele que crê, como disse o apóstolo Paulo: “já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim” (Gl.2.20). Logo, crer que Deus é amor nos conduz a amar também; crer que Deus é justo nos diz que devemos ser justos também; crer que Deus é santo exige que busquemos a santidade também.

Portanto, não somos salvos por nossas obras, pois somos pecadores. Mas, é por meio de nossa nova vida que mostramos nossa fé na vida e obra de Jesus, como disse Tiago: “Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé” (Tg.2.18). Então, creia com a vida!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário