Pages

sábado, 24 de fevereiro de 2024

O que você deveria encontrar numa igreja? (HUMILDADE)

 


Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus” (Fp.2.5)

 

Humildade é a virtude do autoesvaziamento. Portanto, a maior manifestação de humildade já ocorrida na face da Terra foi a vida e morte do Senhor Jesus. Ele desceu de sua glória, assumiu a forma humana, teve uma vida cheia de privações e limitações, se submeteu a conviver com pecadores, foi ofendido e maltratado por criaturas que Ele mesmo fez e, então, morreu como se fosse um pecador, perante a humanidade. Tudo isso, porque Ele quis nos salvar.

Nenhuma humilhação será tão grande quanto a de Cristo, porque ninguém é tão grande e glorioso quanto Ele. Seu autoesvaziamento começou na história da redenção, muito antes de seu nascimento, pois escolheu para si uma genealogia nada gloriosa. E seus antecessores genealógicos seriam pecadores com marcas das quais não poderiam se gloriar, uma longa linhagem repleta de problemas.

O autoesvaziamento do Filho de Deus é singular em toda a história humana. Todavia, Jesus convidou os homens a tomarem sua humildade como modelo (Mt.11.29), de modo que seu povo seja formado por humildes servos dispostos a servir uns aos outros, desde o escravo até os reis. Enquanto o mundo procuraria glória e os poderosos dominavam sobre os pequenos, os cristãos teriam prazer em servir uns aos outros, para o louvor da glória de Deus (Mt.20.25-28).

Por isso, na ocasião em que Cristo ensinou a Santa Ceia, Ele mostrou para seus discípulos que o significado de Igreja como Corpo é tanto místico (união com Cristo) quanto prático (comunhão dos santos). Não foi por acaso que Jesus escolheu o momento da Ceia para lavar os pés de seus discípulos, dizendo: “Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também” (Jo.13.14-15).

Portanto, esvazie-se de si mesmo. Os pecadores buscam poder, fama e riquezas para dominar sobre outros pecadores. Mas, o Espírito Santo, por meio do Evangelho, nos liberta da soberba do coração; e livres, somos feitos servos do Deus vivo que nos amou e entregou seu Filho para nos salvar. São esses que herdarão a vida eterna.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário