Pages

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Deus conhece seu coração

 


SENHOR, tu me sondas e me conheces” (Sl.139.1)

 

Para conhecermos uma pessoa, é preciso convivermos com ela. Encontros esporádicos ou conversas aleatórias não revelam os hábitos (bons ou maus) enraizados das pessoas. Esse fenômeno decorre do simples fato de que as pessoas escondem, naturalmente, quem elas realmente, pois querem impressionar.

E como seria assustador pensar que uma pessoa fosse capaz de saber tudo o que você pensa e sente, tudo o que fez e tudo o que planeja fazer. Sempre que sistemas usurpam a onisciência de Deus, muitas coisas erradas acontecem, pois o coração pecador do homem não é capaz de lidar de maneira perfeitamente sábia, justa e amorosa com o poder nem com a realidade de um mundo debaixo do pecado.

Porém, Davi afirma, em seu salmo, que Deus sabe tudo o que pensamos e sentimos, tudo o que fizemos e o que planejamos fazer. E isso não assusta o salmista, mesmo sendo um pecador. Ele reconhece que seu coração e mente estavam totalmente abertos, como um livro, diante de Deus, e nada poderia ser escondido da presença do Senhor.

Mas, por que Davi não tem medo de saber que Deus conhece seu coração pecador? Porque Davi conhece a Deus e sabe que “o SENHOR é misericordioso e compassivo; longânimo e assaz benigno” (Sl.103.8). Além disso, apesar de ser pecador, Davi ama a Deus de todo o seu coração (Dt.6.5) e almeja ser santificado a cada dia pelo Senhor (Sl.139.23-24). Davi realmente andava com Deus.

Saber que Deus o conhece como realmente é assusta você? Se você tem medo que Deus conheça seu coração é porque sabe o quão pecador é, mas não sabe o quanto Deus é misericordioso. Portanto, para que você não tenha medo da onisciência de Deus, precisa ter a convicção de que a justiça de Cristo é suficiente e eficaz para justificar todo e qualquer pecador que se arrepender de todo seu coração, crendo no Senhor e Salvador Jesus (1Jo.1.9).

Portanto, saber que Deus nos conhece completamente é um conforto grande, pois Ele nos trata como filhos amados, mesmo sem merecermos, e pode trabalhar nossas vidas como precisamos. Então, se você também quer ter consolo na onisciência divina, entregue toda sua vida a Cristo e ande realmente com Deus.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário