Pages

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

A vitória da igreja

 


Bem-aventurados aquele que lê e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo” (Ap.1.3)

 

Para muitas pessoas, Apocalipse é um livro difícil e dispensável. As várias figuras presentes na obra assustam muitos leitores. Contudo, o testemunho do Espírito Santo é que o livro de Apocalipse é tanto compreensível quanto importantíssimo para fortalecer a fé da igreja.

 

Em Apocalipse, Deus nos revela que a última etapa da história redentora teve início por meio da morte e ressurreição de Cristo. Porém, isso não significaria bonança para a igreja, pois muitas lutas aguardavam os cristãos que deveriam perseverar até o fim, comprovando sua legítima fé em Jesus.

 

O foco narrativo do livro encontra-se nos cinco primeiros séculos da era cristã, o tempo em que o último império antigo governaria o mundo, segundo as visões dadas anteriormente ao profeta Daniel (Dn.2; 7-12). Assim, Apocalipse mostra como o Império Romano foi instrumento do diabo para tentar destruir a igreja de Cristo (Ap.13).

 

Mas, a grande mensagem de Apocalipse é a vitória da igreja, por Jesus Cristo (Ap.7.9-17). O livro nos mostra como, apesar de toda perseguição, tentação e até morte, os cristãos venceram o grande inimigo, por meio da perseverança na genuína fé bíblica. Por isso, os cristãos sempre aparecem vitoriosos e bem-aventurados.

 

E essa continua sendo a importante mensagem do livro: A vitória da igreja encontra-se em sua perseverança na fé em Jesus. Cristo já comprou seu povo (Ap.5), mas é preciso lutar firmemente até o fim, sabendo que a história está nas mãos de Deus e, no tempo determinado, ela chegará a seu fim.

 

No final, Apocalipse garante a total derrota do diabo e de todos aqueles que o seguem (Ap.20). Ao mesmo tempo, ele revela as bênçãos que aguardam os fiéis: o novo céu e a nova terra preparados para alegria dos filhos de Deus, a fim de que a igreja se alegre para sempre com o Senhor.

 

Portanto, mesmo que muitos governos e pessoas possam ser instrumentos do diabo para fazer mal à igreja, lembre-se da mensagem de Apocalipse: no final eles serão destruídos e a igreja reinará para sempre com o Senhor (Sl.2).

Nenhum comentário:

Postar um comentário