“por causa da esperança que vos está preservada nos céus, da qual antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho” (Cl.1.5)
No entanto, foi o advento da reforma protestante quem trouxe esperança para a humanidade. O mundo passou a sonhar com a reconstrução da história humana através da predominância da justiça e liberdade, juntos à prática dos princípios morais e éticos ensinados pelas Escrituras. Após um período de “guerras santas” e intensa perseguição à igreja de Cristo, através da inquisição, o protestantismo encontra um intervalo de paz e o mundo goza dos benefícios de uma vida guiada pelas Escrituras.
O mundo se enchia da esperança na expectativa de viver o reino milenar de Cristo. Mas, em agosto de 1914, diversos países entram em guerra, trazendo transtorno, mortes e muito sofrimento em todo o mundo. A esperança de um mundo melhor é substituída pelo medo e angústia, causados pela guerra. Desde então, o homem aderiu ao materialismo secular e imediatista em lugar da esperança de uma vida celestial e futura. A confiança em Deus foi trocada pelo esforço próprio e empenho por alcançar a felicidade com as próprias mãos. Mas, todo o esforço humano empenhado tem sido inútil e o mundo continua infeliz.
Quantos, hoje, gostariam de refazer a vida, ter novas opções, trilhar novos caminhos? Quantos já desejaram ver os muitos erros do passado ser apagados num piscar de olhos. Vencer as batalhas que foram perdidas durante a guerra da vida pecadora. Em diversos momentos em sua história, você gostaria de voltar no tempo e refazer a vida. No entanto, você sabe que não é possível voltar no tempo, para mudar o rumo da vida. Então, vive sonhando com a vida que sempre quis e os dias e as noites se tornam insuficientes. Seriam necessárias centenas de livros para escrever as muitas estórias criadas por sua mente. Você sonha com inúmeras possibilidades de ser feliz para não perder a esperança de viver.
Contudo, mesmo que fosse possível voltar no tempo, não adiantaria ter mil chances, nem adiantará tentar criar um mundo perfeito com a própria imaginação. Você é um pecador e sua caminhada estará sempre marcada por pecados e desventuras. O homem é carnal, ou seja, naturalmente inclinado para o pecado e é “continuamente mau todo desígnio do seu coração. A terra estava corrompida à vista de Deus e cheia de violência”, diz o Senhor (Gn.6.5).
O ser humano sempre estará envolvido com o pecado. O mundo sempre sofrerá as conseqüências da queda dos primeiros pais: Adão e Eva. Mas, você não precisa viver desiludido, sem perspectiva de uma vida melhor, sem esperança. Você não precisa viver sonhando com uma vida que nunca teve e que poderá não encontrar aqui, neste mundo. Também não precisa viver preso ao passado, amargurado pelas escolhas que fez.
O evangelho vem a todos anunciar que Deus providenciou para Seu povo uma nova vida. Nesta nova vida, o passado é completamente perdoado e o futuro é glorioso, de felicidade eterna e superior a todo e qualquer sonho humano. Cristo chama você, pelo Espírito e pela Palavra, para viver com Ele, por Ele e para Ele. Basta receber a Cristo como Senhor e Salvador, arrependido por seus pecados. Por isso, corra para Cristo hoje mesmo e confesse-o como seu Senhor e Salvador de tua vida. Lance sobre Cristo seus pecados e angústias, sua insatisfação com este mundo pecador e “a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente
A esperança da igreja não está na capacidade humana de construir uma vida melhor, pois “se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens” (1 Co.15.19). O cristão busca “as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus” (Cl.3.1). Olhe para Cristo, creia em Suas promessas e descanse debaixo das asas do Senhor, pois nEle “estarás seguro” (Sl.91.4) aguardando o cumprimento de sua promessa de felicidade eterna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário