RESUMO
Desde que Betz
analisou a carta de Paulo aos gálatas a partir das categorias da retórica
aristotélica clássica, considerando a epístola uma “carta de gênero
apologético”, diversos outros estudos seguiram o mesmo rumo e submeteram as
cartas paulinas aos mesmos crivos. O sitz
im leben judaico do apóstolo foi substituído por diversas teorias sobre a
influência do mundo greco-romano, procurando encontrar nas literaturas e
religiões pagãs do primeiro século as fontes que influenciaram não somente a
teologia, mas também a retórica das cartas de Paulo.
Contudo, toda
a biografia disponível sobre o apóstolo Paulo, tanto em Atos dos Apóstolos
quanto nas cartas paulinas, descreve-o como legítimo judeu de origem
tradicional, ex-membro da seita judaica mais rigorosa (seita dos fariseus), de origem,
estudo e conhecimento judaico. Em Gálatas, Paulo escreve sobre uma controvérsia
judaico-cristã, a fim de resgatar os destinatários da apostasia enquanto acusava
os judaizantes de enganar os cristãos ao obrigarem-nos a guardar a Lei mosaica.
Dessa forma, o ambiente da carta gira em torno do judaísmo, principalmente do
Antigo Testamento, para o qual Paulo recorrerá tanto com respeito à teologia
quanto fazendo uso de sua retórica.
Tendo em vista
que o problema gira em torno do entendimento do Antigo Testamento, o apóstolo
demonstra sua habilidade no manuseio da literatura Sagrada e do conhecimento adquirido
na escola de Gamaliel. Essa habilidade é demonstrada também no uso de estilos
retóricos judaicos comuns ao Antigo Testamento, fonte primária utilizada pelo
apóstolo para combater seus adversários e ensinar aos cristãos a relação de
continuidade entre a antiga e nova aliança. Tendo a carta aos gálatas numa mão
e o Antigo Testamento na outra, sugere-se que Paulo foi influenciado pelo
estilo retórico do Antigo Testamento, tão presente na mente do apóstolo que as
estruturas surgem naturalmente, moldando a construção de suas ideias em todas
as três divisões da carta (Gl.1-2; Gl.3-4 e Gl.5-6).
Palavras-chave: Retórica. Antigo Testamento. Gálatas. Paulo.
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The influence of Old Testament rhetoric on Paul's letter to the Galatians
ABSTRACT
Since Betz analysed Paul’s letter to
the Galatians from the classical Aristotelian rhetoric, considering the epistle
an “apologetic letter”, several other studies have followed the same way and
have submitted the letters of Paul under the same understanding. The apostle’s
Jewish “sitz im leben” has been replaced by several theories about the
influence of the Greek-Roman world, trying to find in the pagan literature and
religions of the first century the sources which had influenced not only the
theology, but also the rhetoric of Paul’s letters.
However, all the available biography
about the apostle Paul, either in the Acts of the Apostles or in Paul’s
letters, describes him as an authentic Jew with an orthodox origin, former
member of the most rigorous Jewish sect (the Pharisees sect), with Jewish
origin, study and knowledge. In the letter to the Galatians, Paul writes about
a Jewish-Christian controversy willing to rescue the addressees of apostasy,
while accusing the Judaizers of misleading thechristians making them keep
Moses' law. In this way, the subject of the letter is the Judaism, mainly based
in the Old Testament, which Paul will use regarding both theology and rhetoric.
Once the problem was concerned with
the correct understanding of the Old Testament, the apostle shows his ability to
handle with the sacred literature and the knowledge acquired in the school of
Gamaliel. Such ability is also presented using the Jewish rhetoric genre,
common to the Old Testament, which was the primary source used by the apostle
against his opponents and to teach the christians the relation between the old
and the new covenant.
Combining the letter to the
Galatians with the Old Testament, we suggest that Paul was influenced by the
rhetoric style of the Old Testament, which was firmly fixed in the apostle’s
mind such that the same structures arise naturally, influencing the
construction of his ideas in all three divisions of the letter (Gal 1: 2;
Gal.3: 4 and Gal.5: 6).
Keywords: Rhetoric. Old
Testament. Galatians. Paul.
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