Pages

sábado, 6 de abril de 2013

Pecado mata, Cristo vivifica!



Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça” (Is.59.2)

Tudo era perfeito! O domínio do homem sobre a criação; o cuidado com o jardim do Éden; a liderança do homem sobre a família; a amável submissão da mulher que se deleitava nos braços de Adão; e, o relacionamento entre Deus e a igreja composta pela primeira família: Adão e Eva. Mas, a serpente apareceu para tentá-los, com o fim de afastá-los da presença graciosa de Deus. Enquanto o diabo enganava a mulher a cobiça tomou conta do coração de nossos primeiros pais e, então, desejaram a glória de Deus, pecando contra o Senhor. A criatura se rebelou contra o Criador.
Adão e Eva perderam tudo: a imortalidade, a harmonia com toda a criação, a beleza do jardim do Éden, o pleno bem-estar dentro da família e a comunhão com o Senhor que os tratava como filhos amados, proporcionando ao coração de ambos a felicidade que só a presença do Espírito Santo pode dar. O pecado os afastou de todas as bênçãos de Deus e da presença do próprio Criador. A morte entrou no mundo, a família se desestruturou e a maldade tomou conta do coração do homem.
Após 1700 anos, os homens haviam se multiplicado e com eles a maldade ganhou dimensões devastadoras. Então, “se arrependeu o SENHOR de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração” (Gn.6.6). O homem não era mais o mesmo dos dias do jardim do Éden. Não havia domínio de si nem muito menos o desejo pelo bem, pois “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto” (Jr.17.9). E, até que Cristo volte o pecado permanecerá no mundo, destruindo o homem, a família, a sociedade e a criação, conduzindo o pecador para a morte eterna.
Mas onde abundou o pecado, superabundou a graça, a fim de que, como o pecado reinou pela morte, assim também reinasse a graça pela justiça para a vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor” (Rm.5.20-21). O Deus de toda glória se compadeceu da miséria do homem e, para mostrar seu amor e compaixão, o Senhor enviou Seu Filho para pagar a dívida do pecado, satisfazendo a justiça de Deus e aplacando a ira do Todo-Poderoso. Mas, sem Cristo você permanece em pecado, debaixo da ira de Deus, aguardando o juízo vindouro. Pois, “quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus” (Jo.3.36).
O pecado é quem destrói tua vida, família e tudo ao seu redor. É a natureza pecadora dentro do homem que faz os filhos desobedecer, a mulher ser insubmissa, o homem ser cruel. O pecado pode ser visto na violência dentro das cidades, na prostituição vergonhosa de pobres e ricos, na corrupção dos governantes ambiciosos, nas injustiças de um mundo rebelde a Deus. Por causa do pecado, o homem será condenado no dia do juízo divino e receberá a merecida punição por todas as suas transgressões: a morte eterna.
Se você já se entregou a Cristo e confia na justiça do “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Jo.1.29), não deixe a carne, o diabo e o mundo enganarem você. O pecado trouxe a morte para o mundo e afastará você da bela e plena comunhão com o Pai. O pecado o privará de bênçãos que Deus prometeu para aqueles que têm todo seu prazer no Senhor e vivem para a glória de Deus, como Jesus que em tudo glorificou o Pai (Sl.37.5; Jo.4.34). O pecado tirará de seu coração a felicidade do enchimento do Espírito Santo e você sentirá a tristeza e a vergonha por ter desonrado e desagradado aquele que amou você quando entregou Seu Filho para morrer em seu lugar. Por isso, lute contra os desejos pecaminosos, lute contra todo pecado: discórdia, inveja, soberba, orgulho, ganância, maledicência, intriga, prostituição, autojustificação, mentira, sensualidade, conversas que não edificam, preguiça, desamor, injustiça, idolatria, bebedeira, glutonaria, rebeldia etc, “porque, por estas coisas vem a ira de Deus” (Ef.5.6).
Para vencer as tentações, siga o ensino das Escrituras: “andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne” (Gl.5.16). Um coração cheio do Espírito Santo terá prazer somente no que agrada o Senhor, vencendo assim todas as tentações. Portanto, medite na Palavra de Deus todos os dias, ore ao Senhor com freqüência e se una ao povo de Deus para adorar o Senhor e aprender mais de Sua Palavra. E quando a lutar estiver grande e o coração quiser desanimar, busque forças no Senhor, lembrando sempre que o pecado mata, mas Cristo vivifica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário