Pages

sábado, 13 de abril de 2013

A difícil missão de pastorear



Pois a nossa exortação não procede de engano, nem de impureza, nem se baseia em dolo; pelo contrário, visto que fomos aprovados por Deus, a ponto de nos confiar ele o evangelho, assim falamos, não para que agrademos a homens, e sim a Deus, que prova o nosso coração. A verdade é que nunca usamos de linguagem de bajulação, como sabeis, nem de intuitos gananciosos. Deus disto é testemunha. Também jamais andamos buscando glória de homens, nem de vós, nem de outros.” (1Ts.2.3-6)

Como um pastor deveria pastorear a igreja? Alguns irmãos parecem ter a resposta para esta pergunta e revelam isto com sinais de insatisfação. São poucos, mas fazem de tudo para arrastar os demais, promovendo dúvidas, divisões e outros problemas. Normalmente, qualificam o pastor, que é fiel às Escrituras, de radical, com tom pejorativo, e se esquecem que o mais radical de todos os homens foi o próprio Jesus que disse: “Por que transgredis vós também o mandamento de Deus, por causa da vossa tradição?” (Mt.15.3). “Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus; aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus.” (Mt.5.19). Para eles, o pastor deveria ser “politicamente correto”, procurando agradar a todos em detrimento da Palavra de Deus, mas Jesus disse: “Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo.” (Mt.10.28). Desta forma, gostaria de perguntá-los:
O que o pastor deve fazer quando encontra irmãos maledicentes que se ocupam em falar mal de outros irmãos e visinhos, não poupando nem mesmo a liderança da igreja? Será que o pastor deveria elogiar estas pessoas por seus pecados e deixá-las continuar pecando contra Deus? “Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar.” (Cl.3.8).
O que fazer quando adolescentes e jovens se prostituem, usando o corpo para obter prazeres fora do casamento, “ficando” entre as esquinas enquanto fingem espiritualidade na igreja? Talvez o pastor devesse fazer “vista grossa”, afinal não quer perder nenhum membro de sua igreja. “Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo. Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.” (1Co.6.18-20)
E quando pessoas mais velhas, com anos de cristianismo, que deveriam dar exemplo para os mais novos, se comportam pior que crianças, agindo de forma reprovável perante os demais? O pastor deveria passar a mão na cabeça delas e deixá-las envergonhar o nome de Jesus, servindo de pedra de tropeço para os mais novos? “Quanto aos homens idosos, que sejam temperantes, respeitáveis, sensatos, sadios na fé, no amor e na constância. Quanto às mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias em seu proceder, não caluniadoras, não escravizadas a muito vinho; sejam mestras do bem, a fim de instruírem as jovens recém-casadas a amarem ao marido e a seus filhos, a serem sensatas, honestas, boas donas de casa, bondosas, sujeitas ao marido, para que a palavra de Deus não seja difamada.” (Tt.2.2-5)
Quando irmãos pensam conhecer as Escrituras, mas sem conhecê-las de fato, trazem doutrinas estranhas que não foram ensinadas pelo nosso Senhor? Ou quando músicas ensinam enganos que distanciam o povo de Deus da verdade, o que o pastor deveria fazer? Talvez o pastor devesse deixá-los ensinando para que não saíssem da igreja ou mesmo deveria permitir cantar qualquer cântico, desde que seja animado e atraia pessoas para a igreja local. “Cuidareis em fazerdes como vos mandou o SENHOR, vosso Deus; não vos desviareis, nem para a direita, nem para a esquerda. Andareis em todo o caminho que vos manda o SENHOR, vosso Deus, para que vivais, bem vos suceda, e prolongueis os dias na terra que haveis de possuir.” (Dt.5.32-33)
O que fazer quando irmãos conversam no culto, momento de adoração ao Deus de toda glória? Ou quando pessoas querem fazer do púlpito lugar de desabafo, desrespeitando a liderança, desabafando coisas pessoais sem nenhum proveito para a edificação da igreja? Será que o pastor deveria aplaudi-los pelo desrespeito com Deus e com aqueles que foram postos pelo Senhor como líderes do povo de Deus? Mas, o apóstolo Paulo diz: “Exortamo-vos, também, irmãos, a que admoesteis os insubmissos” (1Ts.5.14).
Em qual das situações acima as pessoas estão pensando na glória de Deus? Em que momento os irmãos perguntaram se de fato estão glorificando o Senhor? Em nenhum dos momentos! Eles só pensaram em si mesmos, pecando contra Deus. Aquele, pois, que deseja viver para a glória do Senhor, se contente com os mandamentos de Deus. Como disse Jesus: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra” (Jo.14.23).
Amado irmão, não se deixe enganar pelo próprio coração nem muito menos por outros. Se você deseja servir o Senhor, busque o que agrada a Deus. O Senhor não procura novidades nem se engana com as aparências, mas quer a obediência daqueles que o amam. “Filhinhos, não vos deixeis enganar por ninguém; aquele que pratica a justiça é justo, assim como ele é justo. Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio.” (1Jo.3.7-8).
Deus chamou o pastor para ser fiel a Ele, por meio da obediência à Santa Palavra. Assim foram conhecidos os grandes homens de Deus, não pela força, inteligência, competência ou aparência, mas pela fidelidade ao Senhor (Nm.12.7; 14.24; 1Sm.2.35; Dn.6.4; Ne.9.7,8). Em ser fiel a Deus o pastor é bem sucedido, pois o objetivo do pastor é conduzir as ovelhas de Jesus em santidade até a terra prometida, o descanso eterno, e, isto, deve ser feito com coragem “para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares.” (Js.1.7)

Nenhum comentário:

Postar um comentário