Pages

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Poder de Deus

Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus.” (1Co.1.18)

Antes de Jesus começar seu ministério aos 30 anos de idade, os Judeus passaram por um longo período de preparação, a fim de tornar-se um povo apto para a chegada do Messias. Desde o êxodo do Egito, os Israelitas eram quebrantados e exortados a adorar somente ao Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Durante o período conhecido como interbíblico, o povo adquiriu a esperança apocalíptica judaica, ou seja, a expectativa da chegada do Reino Messiânico prometido pelos profetas. Por Sua Santa Palavra Deus mostrou Seu poder para transformar o coração de um povo duro e incrédulo.
Alguns anos antes de Cristo iniciar a pregação do evangelho do Reino, Deus enviou o último dos profetas para preparar o caminho do Senhor Jesus. João Batista, o precursor de Cristo, pregou o arrependimento e a conversão, mudança de vida, batizando o povo e preparando os corações para a chegada do grande Salvador. A Palavra do Senhor quebrantou, com poder e graça, muitos corações que ainda estavam endurecidos.
No entanto, por melhor que estivesse o povo em relação aos dias dos reis de Israel, ainda precisava amadurecer a concepção de Reino de Deus. Os Judeus esperavam um Rei glorioso, forte e valente, mas encontraram o humilde filho de um carpinteiro (Mt.13.55) ensinando a apresentar a outra face (Mt.5.39) e a “dar a César o que é de César” (Mt.22.21). Eles aguardavam um libertador político e econômico, mas Jesus lhes ensinava que bem-aventurados eram os humildes, os mansos, os misericordiosos, os pacificadores e os perseguidos, porque seriam estes que herdariam o Reino de Deus e seriam chamados filhos do Altíssimo. Foram estas Palavras que penetraram os corações com poder dando alívio àqueles que estavam cansados e sobrecarregados.
Três anos se passaram e Jesus cumpriu toda a Lei, satisfazendo a justiça de Deus. E na vergonha da cruz, Cristo consumou a obra da redenção prometida e esperada desde os dias de Adão e Eva. A Palavra de Deus foi cumprida cabalmente, cada “i” e “til” profetizado pelos profetas (Mt.5.18). Aquela geração viu a plenitude da manifestação do poder, graça e amor de Deus para salvar o pecador, revelados na Palavra encarnada, o verbo da vida, o Filho de Deus, Jesus o Salvador.
Mas, como as gerações conheceriam que “Deus amou ao mundo de tal maneira que deu Seu Filho unigênito, para que todo o que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo.3.16)? O Espírito Santo, então, foi enviado em porção superabundante para capacitar a igreja a pregar com ousadia a Palavra de Deus, “poder de Deus e sabedoria de Deus” (1Co.1.24). E com a pregação dos cristãos do Novo Testamento, pecadores foram convertidos, corações quebrantados, vidas transformadas, pessoas libertas do império das trevas, famílias restauradas, expandindo o Reino de Deus por meio do evangelho, “poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê” (Rm.1.16).
A Palavra de Deus é o poder do Senhor para transformar a tua vida e família. É por meio da Palavra de Deus que o Espírito Santo alcança os corações, preparando-os para o encontro final com Cristo na ocasião de Sua segunda vinda. Por meio da Palavra, o pecador é conduzido a reconhecer seus pecados, encontrar a graça de Deus e aprender a amar o Senhor. Portanto, medite e ensine a Palavra de Deus dia e noite, “porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes” (1Tm.4.16).

Nenhum comentário:

Postar um comentário