Pages

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Um Casal de Pecadores


Pois todos pecaram e precisam da glória de Deus” (Rm.3.23)

Para os apaixonados, o relacionamento conjugal é como a realização de um conto de fadas. O amor está no ar, tudo são flores e a vida parece um mar de rosas. O moço é o príncipe encantado, com ou sem o cavalo branco. A donzela é a mais bela princesa já vista neste mundo encantador. Esta bela fábula dura algum tempo até que o príncipe acorda ao lado de sua bela donzela toda descabelada e com o rosto desarrumado. A princesa detecta em pouco tempo que o amor de sua vida não sabe levantar a tampa do vaso e ainda deixa o banheiro molhado após tomar o banho. Com o passar do tempo o casal percebe os inúmeros defeitos que cada um possui, mas que num "passe de mágica", somente após o casamento, eles foram revelados. O príncipe cai do cavalo e a princesa cria rugas. O que houve com este jovem casal? O amor acabou? Será que não foram feitos um para o outro? Não, estes não são os reais problemas deste jovem casal. O fato é que eles não haviam atentado para o que a Palavra de Deus diz sobre quem eles realmente são.
A primeira verdade Bíblica, nessa série de cartas pastorais, que vocês precisam saber é: VOCÊS SÃO PECADORES!
A Palavra de Deus cumpre três papeis fundamentais na vida do homem pecador:

1) A Bíblia revela a natureza pecaminosa do homem, confrontando seus pecados e incapacidade de fazer a vontade de Deus:
o pecado, prevalecendo-se do mandamento, pelo mesmo mandamento, me enganou e me matou. Por conseguinte, a lei é santa; e o mandamento, santo, e justo, e bom. Acaso o bom se me tornou em morte? De modo nenhum! Pelo contrário, o pecado, para revelar-se como pecado, por meio de uma coisa boa, causou-me a morte, a fim de que, pelo mandamento, se mostrasse sobremaneira maligno.” (Rm.7.11-13);

2) A Escritura mostra ao pecador a necessidade de um salvador e aponta para o único salvador desse homem: o Senhor Jesus:
De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé.” (Gl.3.24);

3) A Palavra de Deus é o instrumento de Cristo para santificar o homem pecador que se arrependeu de seus pecados:
Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.” (Jo.17.17)

Vê-se, então, a importância indispensável de se ler e meditar na Palavra de Deus. Somente ela poderá revela ao jovem casal a realidade sobre seus corações. Cada qual conhecerá a si mesmo e ao outro, através deste potente microscópio que é a Sagrada Escritura. Ela desvenda os segredos do coração humano, sua essência e inclinação para o pecado. Os mínimos detalhes acerca da vida humana são conhecidos pela Bíblia.
Você é um pecador! E não somente você, mas seu cônjuge também. Além de vocês, seus filhos são pequenos pecadores, potencialmente capazes de praticar todo mal e o farão à medida que aprenderem a se comunicar e interagir. Eles não são anjinhos sem asas. São pecadores que mentirão, desobedecerão, serão egoístas, ofenderão o próximo, e cometerão diversos tipos de pecado.
Mas, o que esta verdade representa para o relacionamento conjugal e familiar? Conhecer a própria natureza pecaminosa, e obviamente a do cônjuge também, deve conduzi-los a buscar a graça do Senhor Jesus. Sua família é composta de pecadores e seus pecados farão mal à família. O que fazer? Buscar a graça do Senhor Jesus! Reconhecer a necessidade que vocês têm de receber a graça de Deus, ou seja, serem ajudados pelo Senhor mesmo que vocês não mereçam. Vocês não precisam de terapeutas, mas de Cristo. Vocês não precisam de remédio, mas da Palavra de Deus. Vocês não precisam de férias, mas de oração constante ao Senhor Jesus.
Vocês precisam muito mais que conselhos éticos e morais. Sem a graça de Deus esses conselhos serão como um avião ultramoderno entregue nas mãos de um índio. Ele não vai para lugar nenhum. Vocês precisam da graça de Deus capacitando vocês a viverem os valores do Reino dos céus. Sem o poder de Deus, libertador e santificador, vocês lutarão arduamente para acertar e com pouco tempo se frustrarão sem resultados satisfatórios. Vocês precisam de Cristo. Jesus morreu na cruz para levar sobre si as maldições da lei, o castigo que o pecador merece. Cristo concede sua justiça para todo o que atende ao seu chamado: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.” (Mt.11.28).
Após pecarem contra o Senhor, Adão e Eva receberam castigos. Uma vida de lutas e problemas estava diante deles numa criação que “a um só tempo, geme e suporta angústias até agora” (Rm.8.22). À Eva Deus disse que “Multiplicarei sobremodo os sofrimentos da tua gravidez; em meio de dores darás à luz filhos”. Ela não fora fiel em seu papel de ajudadora idônea, e como castigo seria subjugada e “o teu desejo será para o teu marido, e ele te governará”. Para Adão Deus disse que “maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida. Ela produzirá também cardos e abrolhos, e tu comerás a erva do campo. No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás” (Gn.3.16-19). Este é o mundo em que nossas famílias vivem. Um mundo que “jaz do maligno” (I Jo.5.19).
Através da obra de Cristo, uma nova vida surge. Jesus veio “para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo.10.10). Em Cristo “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Rm.8.28). Em Cristo vocês estarão em “paz com Deus” (Rm.5.1). Em Cristo vocês estarão livres “do império das trevas” (Cl.1.13), “libertados do pecado, transformados em servos de Deus” (Rm.6.22). Através de Jesus os pecadores se tornam em “vasos de misericórdia” (Rm.9.23), “criados em Cristo Jesus para boas obras” (Ef.2.10).
Como servos de Deus, tendo reconhecido a natureza pecaminosa e buscado a justiça de Jesus, vocês construirão uma família abençoada. O marido reconhecerá que peca e buscará aperfeiçoar sua vida através da Palavra de Deus. Ele dirá a cada manhã: “Bendito és tu, SENHOR; ensina-me os teus preceitos” (Sl.119.12). O marido deixará de olhar para os erros da esposa e filhos e reconhecerá a necessidade de ser “padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza” (I Tm.4.12) diante de seu pequeno rebanho, que é sua família, no propósito de agradar ao Senhor Jesus. A esposa “no interior de tua casa, será como a videira frutífera” (Sl.128.3). Seu valor estará no “interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranqüilo, que é de grande valor diante de Deus” (I Pe.3.4). E, no fim do dia, sua família a elogiará dizendo: “Muitas mulheres procedem virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas” (Pv.31.29).
O que mudou neste lar? Agora eles dizem: “não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim” (Gl.2.20). O propósito desta família não é simplesmente ser feliz, mas glorifica o Deus que a salvou. Neste propósito de engrandecer a Deus, apresentando a vida como “sacrifício vivo, santo e agradável a Deus” (Rm.12.1) a família está sendo transformada pelo poder de Deus e desfrutando de uma melhor qualidade de vida. Ao reconhecerem o coração pecador, recebem a graça de Deus e o poder transformador da Palavra do Senhor. Nova vida surgi em seus corações, vivendo para Jesus, e, assim, uma nova família estará sendo edificada sobre a rocha (Mt.7.24-27), que é Cristo. Ao glorificar a Deus, este jovem casal também se beneficiará de uma vida santa e irrepreensível, amável, verdadeira e feliz.

3 comentários:

  1. Caro Alexandre,

    Que o SENHOR Deus continue abençoando sua amada família, e lhe dando sabedoria e coragem para expor fielmente Sua Palavra.

    O apego exarcebado à aparência física, ou a outras coisas bem menos importantes (como a forma de usar o tubo de pasta de dentes) tem feito muitos casais se separarem.

    Às vezes nos comportamos como se apenas nosso cônjuge fosse pecador. Não olhamos para nós mesmos, essa é a verdade. E olhamos muito menos para a Palavra de Deus.

    Que o SENHOR tenha misericórdia de nós. E nos sustente.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi meu Pastor!!!!!! Que palavra abençoada
    Amo tudo que se refere a casamento pois amo meu marido e procuro viver bem e na presença do Pai.Tenho 14 anos de casada e pretendo compartilhar muitos anos de vida conjugal e com certeza sendo abençoada por Deus e segundo por voce que tem sido uma benção na minha famíla.
    Deus te abençõe!
    Amoooo mto vc em Cristo!
    Diana Chaves

    ResponderExcluir