Pages

quinta-feira, 3 de outubro de 2024

Salmo 55

 


Com efeito, não é inimigo que me afronta; se o fosse, eu o suportaria; nem é o que me odeia quem se exalta contra mim, pois dele eu me esconderia; mas és tu, homem meu igual, meu companheiro e meu íntimo amigo. Juntos andávamos, juntos nos entretínhamos e íamos com a multidão à Casa de Deus.” (Sl.55.12-14)

 

Ao longo de toda a história humana, muitas guerras foram travadas. Em linhas gerais, as guerras possuem uma única causa: alguém acha que tem o direito de ter o controle sobre os outros. Então, um povo ataca outro povo para dominar sobre a nação. Portanto, as causas primárias das guerras costumam ser três pecados: ambição, orgulho e avareza.

O salmo 55 é mais uma oração de Davi, clamando ao Senhor por auxílio frente às perseguições e lutas. Porém, dessa vez, Davi está orando com maior tristeza e perplexidade, pois seu inimigo é alguém próximo, um “amigo íntimo” que o traíra causando-lhe males e angústias ao coração de Davi, com perversidade e malícia, opressão e engano (Sl.55.10-11).

Mas, é através da dura experiência de Davi que Deus revela mais uma vez a centralidade de Cristo nas Escrituras. As experiências dos salmistas costumam nos remeter ao sofrimento de Jesus e sua plena submissão ao Pai. Nesse salmo, vemos (tipologicamente) a angústia do coração de Cristo por ter sido traído por um de seus discípulos a quem Ele abençoara por três anos, ensinando a Palavra de Deus.

Podemos dizer, então, que Jesus sofreu os mais diversos males no corpo, na mente e no coração, como servo sofredor (Is.53). Portanto, Cristo sabe realmente o que é padecer, pois levou sobre si as nossas dores, e, por mais terrível que tenha sido seu sofrimento, Ele venceu, resistindo a todas as tentações, tornando-se nosso perfeito Salvador.

A vitória de Cristo, vista, também, na oração de Davi, convida-nos a orar confiantemente a Deus, perseverando em todas as lutas da vida, inclusive nas mais profundas angústias da alma. Jesus conhece seu sofrer e é poderoso para o socorrer (Hb.2.18) em todas as batalhas, capacitando-o a vencer as tentações por meio do Espírito Santo operando no coração através da Palavra de Deus. Então, coloque sua vida nas mãos de Jesus!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário