Pages

sábado, 24 de agosto de 2024

Firmeza nas batalhas

 


Calebe, filho de Jefoné, ele a verá, e a terra que pisou darei a ele e a seus filhos, porquanto perseverou em seguir ao SENHOR.” (Dt.1.36)

 

Há um provérbio oriental que diz: “Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis geram homens fracos, mas homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis geram homens fortes”. E uma das características da fraqueza de um homem é a falta de perseverança nas lutas. Mas, até o mais fraco cristão deve ser mais forte que o mundo, pois ele luta na força do Senhor.

Por isso, o autor da carta aos Hebreus fala da “força da fé” dos homens e mulheres do passado, “os quais, por meio da fé, subjugaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram promessas, fecharam a boca de leões, extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram força, fizeram-se poderosos em guerra, puseram em fuga exércitos de estrangeiros” (Hb.11.33-34). Eles não eram grandes, mas Deus operava extraordinariamente na vida deles pelo Espírito Santo.

Assim, em Deuteronômio, Moisés fala da perseverança de Calebe que, aos 40 anos, estava disposto a lutar pelo seu povo, em nome do Senhor. Calebe sabia que enfrentaria cidades fortificadas e grandes exércitos de valentes até conquistar a terra prometida de Canaã. E, aos 85 anos, ainda manteve firme a sua fé, confiando na promessa divina, lutando o bom combate do Senhor ao lado de Josué (Js.14.10).

Então, Deus promete a Calebe a bênção do descanso na terra prometida. O Senhor honraria a confiança e lealdade de Calebe “porque aos que me honram, honrarei, porém os que me desprezam serão desmerecidos” (1Sm.2.30). Então, em analogia, o Novo Testamento nos ensina que aqueles que lutarem bravamente, na força do Senhor, perseverando durante a jornada da vida com Deus, receberão a recompensa graciosa da vida eterna, em Cristo Jesus.

A salvação é obra graciosa de Deus, mas aqueles que se achegam a Jesus precisarão perseverar até o fim, diante das lutas e tentações da vida. Portanto, assim como os heróis da fé tiraram força da fraqueza, pois confiaram no braço forte do Senhor, você deve ser firme no amor, na fé e na esperança, certo de que do Senhor vem a salvação do cristão.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário