Pages

domingo, 30 de junho de 2024

Primeiro o perdão

 


Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta.” (Mt.5.23-24)

 

O culto ao Senhor é um ajuntamento santo com o propósito de proclamar a glória do Santo Deus. Por isso, não basta estar presente, é preciso que tanto a oferta quanto o coração agradem a Deus. Por isso, a vida daquele que adora ao Senhor é tão importante.

Um dos ensinamentos de Jesus é a necessidade de verdadeira comunhão entre aqueles que adoram a Deus, pois o culto proclama a unidade da igreja, manifesta especialmente no partir do pão da Ceia do Senhor. A igreja é um só corpo, uma só família, adorando o único Criador, o Deus Triuno que existe em plena harmonia.

Logo, é muito importante que todo cristão tenha um coração consciente e humilde, sempre disposto a pedir perdão a quem tenha feito algum pecado (Tg.5.16). Sou pastor, mas sempre pedi perdão a toda e qualquer pessoa contra quem possa ter pecado. Isso também é uma bênção para nós mesmo, pois a certeza de que sempre pedimos perdão e que não devemos a ninguém coisa alguma nos deixa em paz e prontos para adorar ao Senhor com verdadeira alegria.

Mas, tenho visto que, mesmo entre aqueles que se gabam de boa teologia, a prática de pedir perdão não é comum. Pastores e presbíteros foram desonestos, maldosos e injustos comigo, mas nunca pediram perdão; diáconos foram arrogantes, desrespeitosos e caloteiros, mas nunca pediram perdão; membros e congregados mentiram, fizeram males, tentaram humilhar, mas nunca pediram perdão. E ainda hoje, há quem vá “de porta em porta” querendo me difamar, sem nunca pedir perdão. São tantas ofensas que eu teria dificuldade para enumerar.

Portanto, veja quão terrível é a falta do mover do Espírito Santo no coração. Não basta ter conhecimento, é preciso que Cristo esteja operando em seu ser. E o culto deve ser uma oferta de louvor agradável, fruto de corações guiados pelo Espírito de Deus, caso contrário não será aceito. Então, adore ao Senhor com o coração em paz, sem dever nada a ninguém. Pois, o culto começa no coração.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário