Pages

terça-feira, 21 de maio de 2024

Salmo 3

 


Levanta-te, SENHOR! Salva-me, Deus meu, pois feres nos queixos a todos os meus inimigos e aos ímpios quebras os dentes” (Sl.3.7)

 

Boa parte das pessoas encontra conforto no livro de Salmos, pois muitos dos Salmos são orações de humildes servos de Deus, clamando por auxílio diante das angústias do coração. Então, os leitores se identificam com o sofrimento do salmista e sentem conforto na graça divina que o alcançou. Mas, o que poucos observam, é que tais orações revelam uma guerra das trevas contra os filhos de Deus.

Por meio das ideologias racionalista e materialista, presentes na filosofia, na política, na economia, na ciência e, até, na cristandade atual, a dimensão espiritual passou a ser ignorada. Deus tornou-se uma interjeição; e Satanás, um mito cristão antigo. Desse modo, os homens tornaram-se vulneráveis ao verdadeiro inimigo, e, muitas vezes, se tornam instrumentos dele.

E por mais que Davi, aparentemente, tenha visto apenas como estavam crescendo os inimigos ao redor dele e como eram numerosos os que se levantavam contra ele, o apóstolo Paulo nos adverte que “a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes” (Ef.6.12). Ou seja, por trás de Absalão e seu exército estava Satanás os incitando contra o servo de Deus.

Observe, então, que apesar de Davi não mencionar as forças espirituais do mal em sua guerra contra os inimigos, ele sabe que sua vitória sobre os adversários dependia totalmente da graça e do poder de Deus. Davi não parte para guerra, simplesmente. Antes, ele ora ao Senhor de onde vinham sua força e coragem, e para quem eram as suas vitórias, “porque do SENHOR é a guerra” (1Sm.17.47).

Portanto, não se deixe levar pelas armadilhas racionalista e materialista. Um soldado atento aos inimigos não é surpreendido quando for atacado. Então, esteja alerta ao fato de que Satanás atua nesse mundo e que seu propósito é destruir a igreja (Ap.12-13). E, assim, lute de joelhos, orando ao Senhor, enquanto a Espada do Espírito, que é a Palavra de Deus, está desembainhada em sua mente e seu coração.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário