Pages

sábado, 20 de abril de 2024

Participe do regozijo

 


Ouviram os seus vizinhos e parentes que o Senhor usara de grande misericórdia para com ela e participaram do seu regozijo” (Lc.1.58)

 

À semelhança de Sara, Isabel (esposa de Zacarias) teve João Batista sendo idosa e estéril. Não podemos mensurar a profundidade e imensidão da alegria dessa mulher ao dar à luz um filho, João Batista. E maior ainda foi sua alegria ao saber que seu filho seria um grande profeta de Deus que precederia o Salvador.

E Isabel não se alegrou sozinha. Lucas nos conta que os vizinhos e parentes “participaram do seu regozijo”, construindo um cenário singelo e cheio de beleza. Deus estava preparando tudo para a chegada de seu Filho, Jesus Cristo, e a presença do Espírito Santo na vida da família de Zacarias formou uma atmosfera de graça e amor.

Você se alegra com a alegria dos irmãos? E você é empático, procurando confortar aqueles que passam por lutas? O ensino bíblico é: “Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram” (Rm.12.15). Há dois pecados que impedem as pessoas de se alegrar com as bênçãos de Deus sobre o próximo e se compadecer das aflições do irmão: Inveja e Egoísmo.

Inveja é não ter prazer na bem-aventurança do outro. Foi por causa de inveja que Caim matou Abel, pois Deus se agradou de seu irmão (Gn.4.8). Também, foi por causa de inveja que os fariseus entregaram Jesus para ser morto (Mt.27.18). Portanto, a inveja é um pecado terrível que torna homens em assassinos. Logo, em vez de inveja, você deve ter amor em seu coração, alegrando-se com as bênçãos de Deus sobre o próximo.

Egoísmo é o vício do ensimesmamento. Ou seja, ser egoísta é olhar somente para si e querer o bem apenas para si, não se importando com o estado em que se encontra o outro. Então, a falta de empatia decorre do egoísmo do pecador. E o egoísmo também é o oposto do amor. Portanto, o cristão não pode ser egoísta. Antes, deve se preocupar com o próximo. Assim, quando seu irmão estiver sofrendo, apresente o ombro amigo para que possa chorar. E quando ele precisar de ajuda, não meça esforços para ser um instrumento de Deus, a fim de mostrar o amor do Senhor para ele.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário