Pages

sábado, 6 de agosto de 2016

Os perigos do casamento misto

Judá tem sido desleal, e abominação se tem cometido em Israel e em Jerusalém; porque Judá profanou o santuário do SENHOR, o qual ele ama, e se casou com adoradora de deus estranho.” (Ml.2.11)

Por toda a história, a igreja sofreu quando se misturou com o mundo. As Escrituras estão cheias de exemplos com respeito aos males sofridos pelo povo de Deus ao se deixar seduzir pelas mulheres e homens pagãos. Mesmo separados no início, os descendentes de Caim e, posteriormente, de Sete não passaram muito tempo longe. Ao longo do tempo, a beleza da linhagem santa foi se perdendo por causa miscigenação com os descendentes de Caim. A tolerância de tais casamentos desencadeou um problema de dimensão mundial: “a terra estava corrompida à vista de Deus e cheia de violência” (Gn.6.11). Por essa razão, Deus decidiu exterminar todo ser vivo, a fim de purificar a terra, recomeçando a descendência humana outra vez.
Portanto, a causa primária, para que o dilúvio nos dias de Noé ocorresse, foi a mistura do povo de Deus com o mundo, tornando-o igual a este. A partir daí, observa-se que essa é uma das prediletas estratégias do diabo para tentar destruir o povo de Deus; e tem se repetido pelos séculos. Pouco tempo depois, Gênesis revela-nos que o problema se repete, e, por essa razão, Deus intervém outra vez. Então, surge a diversidade de línguas, a fim de dificultar a plena unidade da raça humana. No decorrer das páginas da Escritura Sagrada, encontramos diversos outros exemplos, e todos eles terminam em tragédia, sendo a causa de diversas derrotas e castigos que sobrevieram sobre o povo de Deus: Esaú e suas esposas (Gn.28), Sansão e Dalila (Jz.13-16), Salomão e suas esposas (1Rs.11.1-9), O povo de Israel e o cativeiro da Babilônia (Ed.9.1-2; Ne.13.23-27) etc.
Não podemos deixar de observar, também, que encontramos nas Escrituras alguns homens de Deus casando com mulheres de nações pagãs. Para entender a razão de tais casamentos serem abençoados por Deus é preciso observar uma fundamental detalhe: as mulheres se converteram ao Deus de Israel, antes de casarem. O livro de Rute deixa claro que antes da moabita Rute casar com Boaz, ela havia se convertido ao Deus de Israel (Rt.1.16). O mesmo ocorreu com Raabe, a ex-prostituta que teve o privilégio de fazer parte da linhagem messiânica ao casar com um homem da tribo de Judá, pois Raabe ouviu acerca das maravilhas operadas pelo Senhor e creu no Deus de Israel (Js.2.1-14). Podemos inferir que outros casos não detalhados na Palavra de Deus possam ter semelhante enredo, fornecendo razão para que tais uniões dessem certo.
Infelizmente, os cristãos de nossos dias estão sofrendo do mesmo mal, casando com pessoas pagãs, enfraquecendo, assim, a igreja de Jesus, tornando-a cada vez mais parecida com o mundo. O casamento misto é porta de entrada para que o mundo se misture com a igreja, sutilmente. Por meio dele, o número de joio no meio do trigo aumenta, e a igreja fica sujeita aos problemas e sofrimentos decorrentes. Além disso, o casamento misto aumentou o número de divórcios dentro das igrejas, pois a incompatibilidade natural entre o cristão e o pagão torna difícil a convivência. Não é incomum mulheres cristãs serem abandonadas pelo marido pagão, ou mesmo homens cristãos serem abandonados em suas necessidades afetivas porque a esposa pagã não deseja se submeter nem caminhar nos passos de Jesus. Além disso, muitas pessoas cristãs tem deixado o compromisso com a igreja local, proibidas de ir à igreja ou mesmo seduzidas a preferir a praia, o shopping, as festinhas ao culto dominical. Consequentemente, essas famílias serão enfraquecidas mais ainda, e os filhos crescerão longe da Palavra de Deus e do ambiente do povo do Senhor. Tudo isso, contribui para a degradação das gerações, uma após a outra.
Portanto, se você quer casar, procure alguém cristão, alguém que ame e tema a Deus, verdadeiramente, pois nem todos que estão nas igrejas são realmente cristãos. Afinal você não quer viver com alguém que vai para o inferno, por não crer no Senhor Jesus. Somente a conversão a Cristo Jesus pode habilitar alguém ao casamento com um cristão. Casar com alguém convertido ao Senhor Jesus é ter a certeza de que o casal será um só tanto no espírito quanto na carne, podendo dividir as coisas mais básicas da vida, e, também, as espirituais e eternas. Um casal cristão ora em todo tempo e vive no amor de Deus; serve a Deus junto e fortalece um ao outro; busca ao Senhor nos dias de angustia e é paciente na espera pela solução; corrige e educa um ao outro, perdoando os pecados cometidos. Um casal que amam ao Senhor é feliz em Deus; vive em Cristo e para Cristo, bem firmado na esperança da vida eterna; e desfruta da maravilhosa presença abençoadora de Deus em seu meio, de forma que: “Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem. Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos, como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa. Eis como será abençoado o homem que teme ao SENHOR!” (Sl.128.1-4)

-----------------

 ALGUNS TEXTOS PARA REFLEXÃO SOBRE O ASSUNTO:
Gênesis 6:1-6  Como se foram multiplicando os homens na terra, e lhes nasceram filhas,  2 vendo os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas, tomaram para si mulheres, as que, entre todas, mais lhes agradaram.  3 Então, disse o SENHOR: O meu Espírito não agirá para sempre no homem, pois este é carnal; e os seus dias serão cento e vinte anos.  4 Ora, naquele tempo havia gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos; estes foram valentes, varões de renome, na antiguidade.  5 Viu o SENHOR que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração;  6 então, se arrependeu o SENHOR de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração.

Deuteronômios 7:3-4  nem contrairás matrimônio com os filhos dessas nações; não darás tuas filhas a seus filhos, nem tomarás suas filhas para teus filhos;  4 pois elas fariam desviar teus filhos de mim, para que servissem a outros deuses; e a ira do SENHOR se acenderia contra vós outros e depressa vos destruiria.

1Reis 11.1-9 Ora, além da filha de Faraó, amou Salomão muitas mulheres estrangeiras: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hetéias,  2 mulheres das nações de que havia o SENHOR dito aos filhos de Israel: Não caseis com elas, nem casem elas convosco, pois vos perverteriam o coração, para seguirdes os seus deuses. A estas se apegou Salomão pelo amor.  3 Tinha setecentas mulheres, princesas e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração.  4 Sendo já velho, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era de todo fiel para com o SENHOR, seu Deus, como fora o de Davi, seu pai.  5 Salomão seguiu a Astarote, deusa dos sidônios, e a Milcom, abominação dos amonitas.  6 Assim, fez Salomão o que era mau perante o SENHOR e não perseverou em seguir ao SENHOR, como Davi, seu pai.  7 Nesse tempo, edificou Salomão um santuário a Quemos, abominação de Moabe, sobre o monte fronteiro a Jerusalém, e a Moloque, abominação dos filhos de Amom.  8 Assim fez para com todas as suas mulheres estrangeiras, as quais queimavam incenso e sacrificavam a seus deuses.  9 Pelo que o SENHOR se indignou contra Salomão, pois desviara o seu coração do SENHOR, Deus de Israel, que duas vezes lhe aparecera. (Salomão se desviou dos caminhos do Senhor por causa das mulheres estrangeiras)

Josué 23:12-13   Porque, se dele vos desviardes e vos apegardes ao restante destas nações ainda em vosso meio, e com elas vos aparentardes, e com elas vos misturardes, e elas convosco13 sabei, certamente, que o SENHOR, vosso Deus, não expulsará mais estas nações de vossa presença, mas vos serão por laço e rede, e açoite às vossas ilhargas, e espinhos aos vossos olhos, até que pereçais nesta boa terra que vos deu o SENHOR, vosso Deus.

Provérbios 19:14  A casa e os bens vêm como herança dos pais; mas do SENHOR, a esposa prudente.

Provérbios 31:30  Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa será louvada.

Esdras 9:1-2  Acabadas, pois, estas coisas, vieram ter comigo os príncipes, dizendo: O povo de Israel, e os sacerdotes, e os levitas não se separaram dos povos de outras terras com as suas abominações, isto é, dos cananeus, dos heteus, dos ferezeus, dos jebuseus, dos amonitas, dos moabitas, dos egípcios e dos amorreus,  2 pois tomaram das suas filhas para si e para seus filhos, e, assim, se misturou a linhagem santa com os povos dessas terras, e até os príncipes e magistrados foram os primeiros nesta transgressão. (ler o capítulo 9 e 10 todo)

Neemias 13:23-27  Vi também, naqueles dias, que judeus haviam casado com mulheres asdoditas, amonitas e moabitas24 Seus filhos falavam meio asdodita e não sabiam falar judaico, mas a língua de seu respectivo povo.  25 Contendi com eles, e os amaldiçoei, e espanquei alguns deles, e lhes arranquei os cabelos, e os conjurei por Deus, dizendo: Não dareis mais vossas filhas a seus filhos e não tomareis mais suas filhas, nem para vossos filhos nem para vós mesmos.  26 Não pecou nisto Salomão, rei de Israel? Todavia, entre muitas nações não havia rei semelhante a ele, e ele era amado do seu Deus, e Deus o constituiu rei sobre todo o Israel. Não obstante isso, as mulheres estrangeiras o fizeram cair no pecado.  27 Dar-vos-íamos nós ouvidos, para fazermos todo este grande mal, prevaricando contra o nosso Deus, casando com mulheres estrangeiras?

Malaquias 2:11  Judá tem sido desleal, e abominação se tem cometido em Israel e em Jerusalém; porque Judá profanou o santuário do SENHOR, o qual ele ama, e se casou com adoradora de deus estranho.

1 Coríntios 7:39   A mulher está ligada enquanto vive o marido; contudo, se falecer o marido, fica livre para casar com quem quiser, mas somente no Senhor. (Casar no Senhor é casar com alguém que ame a Deus, um cristão)

2 Coríntios 6:14-18   Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas?  15 Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo?  16 Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.  17 Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei,  18 serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário