Pages

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Cristo, Salmos e você - INTRODUÇÃO

Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim.” (Jo.5.39)

De Gênesis até Apocalipse, Deus manifestou a glória de Seu Filho (Jo.5.39), revelando seu Ser, domínio e salvação, pois o Senhor o “constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo” (Hb.1.2), inclusive eu e você. Por toda a Escritura, Deus faz ouvir sua voz falando aos filhos dos homens: narrando as boas e más experiências do povo de Deus; ordenando os mandamentos que devem ser praticados para testemunho da santidade do Senhor; chamando ao arrependimento os pecadores; anunciando o castigo para os rebeldes e a graciosa salvação para aqueles que receberem a Palavra com bom grado, guardando-a no coração.
Para revelar seu Filho, Deus fez uso da tipologia, apontando características de Cristo por meio de importantes personagens da história bíblica; Deus narrou promessas feitas aos antigos, nas quais os patriarcas confiaram e foram justificados pela fé; Deus preanunciou o advento de Cristo por meio do Espírito que falou por boca dos profetas; e, também, cantou a glória do Filho de Deus pelas harmoniosas vozes que louvavam ao Senhor com Salmos.
O livro de Salmos é um dos principais livros messiânicos do Antigo Testamento. Por meio de sua poesia melodiosa, os Salmos fazem ecoar a voz de Cristo em cada oração e cântico. Seus atributos são louvados por toda a terra, e o reinado do Messias é profetizado com glória. Por meio das aflitas orações dos salmistas, é possível se ouvir o sofrimento e clamor do Cristo perseguido, humilhado, maltratado e crucificado por nós (Sl.22.1,18; 41.9). E nos cantos triunfantes, escutamos a beleza de Sua ressurreição, pois o Santo de Deus não foi deixado na “morte” nem viu a “corrupção” (Sl.16.10).
Para alguns, apenas as referências explícitas utilizadas pelo Novo Testamento devem ser consideradas como alusões proféticas a Cristo. Para outros, todos os textos que demonstram clara semelhança com os textos neotestamentários sobre o Ser de Cristo, seu Reinado e suas obras devem ser considerados textos messiânicos. Desta forma, o Novo Testamento é o guia para a leitura do livro de Salmos, a fim de que ouçamos com nitidez a voz de Cristo ecoando pelos cânticos de Israel.
Portanto, ao mergulhar no livro de Salmos, ouça a voz do Senhor Jesus pela boca daqueles que o Espírito do Senhor inspirou com poder e graça. Em Salmos, Cristo se identifica conosco, ensinando-nos a confessar os pecados e confiar na graça redentora de Deus; conduzindo-nos a amar intensamente ao Senhor e viver pela esperança de sua glória, preparando-nos para o dia de Sua visitação, pois “convinha que em todas as coisas, se tornasse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote nas coisas referentes a Deus e para fazer propiciação pelos pecados do povo. Pois, naquilo que Ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados” (Hb.2.17-18).


Nenhum comentário:

Postar um comentário