Pages

terça-feira, 12 de abril de 2016

Tempo para Deus, Tempo com Deus

Um dia nos teus átrios vale mais que mil; prefiro estar à porta da casa do meu Deus, a permanecer nas tendas da perversidade” (Sl.84.10)

Quando questionado pelos fariseus sobre o uso do Sábado, Jesus disse que “o Sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado” (Mc.2.27). O tempo é uma benção de Deus para os seres humanos, possibilitando o dia e a noite; os começos e os recomeços; a elaboração de etapas e a conclusão de cada estágio; a contagem de nossos dias e o registro cronológico da história. O tempo foi criado para o homem e deve ser uma benção para este. Contudo, em nossos dias, o homem se tornou escravo do ativismo e não consegue mais administrar o tempo, usando-o para a glória de Deus e, também, para o bem-estar de todos. E você, como tem administrado seu tempo?
Você não está cansado do dia a dia agitado? Você não sente falta do aconchego dos braços do Senhor (Dt.33.12)? Você não gostaria de ouvir a doce voz do Senhor, que acalma a tempestade (Mc.4.39), falar ao seu coração por meio da meditação tranquila da Palavra de Deus? Você não tem sede do refrigério (Sl.23.3) que encontramos na presença de Deus quando descansamos o coração nEle, em oração, lançando sobre o Senhor as nossas ansiedades(Fp.4.6)? Talvez você esteja dizendo: Sim, sinto falta! Mas, você não consegue encontrar tempo para repousar em Deus.
O dia é feito de 24 horas, queiramos ou não. É impossível aumenta-lo ou mesmo diminui-lo. Portanto, temos 24 horas para viver o dia a dia. Isso significa, naturalmente, que, diante de tantas coisas para fazer, precisamos fazer escolhas. E, para que você faça boas escolhas, é preciso perguntar: O que é mais importante? Quem deveria receber prioridade? Todas as coisas que você gostaria de fazer são realmente necessárias, indispensáveis? Portanto, anote num papel o que realmente é necessário, e, principalmente o que é mais importante para você. Em geral a ordem deve ficar: 1º) Deus; 2º) Família; 3º) Trabalho/estudos; 4º) lazer.
Já que Deus é mais importante, não seria coerente ter que “encaixá-lo” em brechas de sua agenda superlotada, para conversar com Ele (orar ou meditar na Palavra). Seria como dizer para Deus: “- Não tenho hora marcada para o Senhor, hoje, mas vou encaixá-lo entre dois compromissos”. Infelizmente, é assim que Deus é tratado no dia a dia corrido de muita gente. Deus deve ser sempre o primeiro na vida de todas as pessoas (Dt.6.5), pois Ele mesmo jamais aceitará outro lugar em nossa vida (Mt.6.33; 10.37). Observe que, normalmente, as pessoas invertem as ordens: 1º) Trabalho/estudo; 2º) Lazer; 3º) Família; 4º) Deus. Esta ordem demonstra que tanto a certeza do amanhã é depositada nas próprias forças quanto o prazer da vida não está em Deus.
Deus ser o primeiro em sua vida não significa que você deverá passar o dia lendo a Bíblia ou orando ajoelhado. Você pode meditar na Palavra de Deus o dia inteiro, lembrando-se de seus ensinos enquanto procura praticá-los. Também, é possível falar com Deus todo o dia sem parar de trabalhar. Há duas formas de orar ao Senhor, sendo ambas importantes: Neemias orou a Deus enquanto estava conversando um assunto importante com o rei (Ne.2.4). Ore a Deus durante o dia, mesmo em meio às atividades, dependendo dEle em tudo, procurando estar em comunhão com Ele o tempo inteiro. Contudo, também é importante ter um tempo a sós com Deus, assim como é importante ter um tempo só para a família. Daniel costumava separar tempo para Deus três vezes ao dia, orando sozinho em seu quarto (Dn.6.10). Então, dedique um tempo só para você e o Senhor, afinal Ele é seu Deus e você obra das mãos dEle.
Sem tempo para Deus, sua vida será tomada pelo estresse, agitação, ansiedade e desânimo; e, você será escravo do ativismo. Lembre-se da história de Israel (Dt.8.1-5). Deus cuidou de seu povo o tempo todo, e mostrou que “não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do Senhor viverá o homem” (Dt.8.3). Nós existimos para Cristo, como presentes de Deus para seu Filho, e nossa vida está nEle. Quanto mais tempo você passar com Deus, mais sentirá prazer em viver, e mais propósito sua vida terá. Não viva como se tudo dependesse de você mesmo, pois é impossível viver sem o Senhor. Além disso, não faça da conquista material o propósito de sua vida, “trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que subsiste para a vida eterna, a qual o Filho do Homem vos dará; porque Deus, o Pai, o confirmou com o seu selo.” (Jo.6.27).

Não troque o aconchego dos braços do Senhor pelo fardo de uma vida conduzida pelas suas próprias mãos, pois “inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem.” (Sl.127.2). O ativismo de nossos dias tornou o tempo escasso e as horas corridas, mas quando estamos na presença do Senhor o tempo se torna prazeroso e eterno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário