Pages

terça-feira, 5 de abril de 2016

Como o cristão deve reagir diante da atual conjuntura política de nosso país

Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas. De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação.” (Rm.13.1-2)

Sabedoria e muita paciência são necessárias nesses dias. Para adquiri-las será preciso meditação na Palavra de Deus e muita oração, conforme nos ensina o apóstolo Paulo: “Quero, portanto, que os varões orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem animosidade” (1Tm.2.8). Desta forma, revolta coletiva não é instrumento para o cristão protestar contra o governo anti-Deus, que administra nosso país. Respire fundo, conte até dez e lembre-se das Palavras de Tiago: “Quem entre vós é sábio e inteligente? Mostre em mansidão de sabedoria, mediante condigno proceder, as suas obras” (Tg.3.13).
Mas, o que fazer, então? Como o cristão pode lutar contra a imoralidade, que o governo de nosso país quer impor sobre nós, sem que faça uso de meios errados? Existe alguma forma de lutar? Como é possível tirar um governo ruim do poder? Há três convicções cristãs que precisam ser lembradas nesse momento: 1) Deus coloca os governantes; 2) A oração é instrumento para manifestação do poder de Deus no meio de seu povo; 3) A Palavra de Deus é a Espada do Espírito dada ao Cristão para guerrear.
Por pior que tenha sido o governo de Faraó, Paulo diz que Deus o escolheu com propósito: “Porque a Escritura diz a Faraó: Para isto mesmo te levantei, para mostrar em ti o meu poder e para que o meu nome seja anunciado por toda a terra.” (Rm.9.17//Ex.9.16). Portanto, somente Deus poderia livrar Israel das mãos de Faraó. Nabucodonosor, aquele que devastou Jerusalém e levou cativo o povo de Deus, também foi colocado no poder pelo Senhor (Hc.1.12). Por isso, Deus adverte que qualquer resistência dos judeus seria vã (Jr.38.17-18). Somente aquele que põe os governantes, para bem ou mal, alegria ou castigo de um povo, pode retirá-los do poder. Por pior que seja o governo atual, Deus o colocou no poder por alguma razão. Sendo assim, não adiantará tentar tirar o governo por meio de força. Devemos recorrer ao Soberano de toda a Terra para que Ele mesmo faça algo a respeito, e, com sua graça e misericórdia, nos livre dos males que sobrevieram a nós.
Existe um meio de tirar o atual governo: oração. Deus é poderoso para destruir os inimigos dEle. Tenho orado por isso, e incentivo todos os cristãos a que estejam orando, a fim de que Deus tire os governantes que estão acabando com nosso país. Devemos lembrar que Deus acabou com o exército do Egito e Faraó (Ex.14.30-31), humilhou Nabucodonosor (Dn.4.1-37), matou Herodes (At.12.21-23) e exterminou seus inimigos ao longo da história (Ap.19.20). Não há quem possa resistir ao poder de Deus. Portanto, apresentemos a Deus a indagação do rei Ezequias: “Senhor, estás ouvindo as palavras de afronta que dizem contra Ti?” (Is.37.4). No tempo certo, Deus virá para destruir aqueles que blasfemam contra o Senhor da glória (Ez.37.7). Além disso, esse é o momento propício para que a igreja reflita sobre seu testemunho em nosso país, a fim de confessar seus pecados e se humilhar diante de Deus (2Cr.7.14), mudando sua vida para que dê melhor testemunho. Sendo assim, deixe de bater panelas, e coloque os joelhos no chão, pois o Senhor dos exércitos faz justiça sobre toda a Terra.
Contudo, o cristão não deve ficar calado diante das injustiças sociais nem muito menos ser conivente com os pecados do mundo. É preciso lutar com as armas certas. Os profetas foram incansáveis guerreiros da Verdade, lutando contra os males de suas gerações. As cartas de Paulo mostram a disposição do apóstolo em lutar pela igreja de Jesus, usando com excelência a Espada do Espírito contra os inimigos de Deus. Judas convoca os cristãos a batalhar, “diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos” (Jd.3). Portanto, abra sua boca e proclame a Verdade, não com emoções ou contendas, mas com sabedoria e piedade que provêm do Espírito que habita em nós. Por meio da pregação da Palavra de Deus, aponte os pecados do atual governo e chame o povo de volta as Sagradas Escrituras. Lembre-se que o Evangelho “é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê” (Rm.1.16). Por meio dele, nosso governo pode mudar, e nosso país pode ser transformado. Mas, também, é pela pregação que a nação é advertida quanto ao juízo divino que virá sobre o povo rebelde contra Deus.
Portanto, meus amados irmãos, descansem o coração em Deus, coloquem os joelhos no chão e tomem a Espada do Espírito em suas mãos para que lutemos juntos pelo Senhor. Enquanto as notícias trazem apenas incertezas sobre o futuro, a Palavra de Deus tem promessas fiéis e verdadeiras nas quais podemos confiar: Deus é Senhor de tudo e Sua vontade sempre será feita “assim na terra como nos céus” (Mt.6.10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário