Pages

sexta-feira, 16 de março de 2018

Não deixe a amargura contaminar você!

Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, atentando, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados” (Hb.12.14-15)

Infelizmente, mesmo entre os cristãos há pessoas infelizes que não conseguem sentir-se contentes “em toda e qualquer situação” (Fp.4.11). O coração ainda se encontra vazio e, não conseguindo preenchê-lo por meio de Cristo Jesus, acostuma-se a reclamar da vida, murmurando continuamente contra tudo e todos (1Co.10.10). Por mais triste que tal cenário seja, ele pode ficar ainda pior ao deixar que pessoas amarguradas contaminem o corpo de Cristo que é a igreja do Deus vivo (Hb.12.14-15).

Portanto, um duplo cuidado deve haver nesses casos: Primeiramente, aqueles que se encontram em constante infelicidade precisam conhecer Jesus por meio da fiel pregação da Palavra de Deus. Somente Cristo pode fazer uma pessoa feliz “em toda e qualquer situação” (Fp.4.11), de tal modo que consiga alegrar-se “sempre no Senhor” (Fp.4.4), pois somente Jesus pode preencher o vazio do coração do homem. Desse modo, se Cristo não for a razão da felicidade de uma pessoa não adiantará oferecer subterfúgios passageiros para ela.

Para essas pessoas não adiantará passeios, confraternizações, programações diferentes entre outras coisas, pois, após desfrutar de tudo isso, a pessoa infeliz voltará para seu estado de infelicidade e continuará reclamando de tudo, inclusive dos passeios, das confraternizações e das programações diversas. O problema das pessoas amarguradas não se encontra na falta de bons momentos, mas na carência da fonte de toda felicidade: Cristo. Por essa razão, a cura sempre estará no fiel ensino e testemunho da graça divina que nos alcançou em Jesus, mostrando para essas pessoas que a nova vida em Cristo transforma todo nosso modo de ver e viver a vida (Gl.2.20).

Em segundo lugar, é preciso advertir e ensinar às demais pessoas, membros do corpo de Cristo, quanto ao cuidado com a contaminação. O autor da carta aos Hebreus disse que a amargura é contagiosa, pois contamina outras pessoas que não estiverem vacinadas pela Palavra de Deus. É necessário, portanto, que todos os cristãos sejam vacinados contra a amargura por meio do conhecimento de Cristo Jesus, de onde vem a alegria da salvação e o verdadeiro amor que “tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta” (1Co.13.7).

Para isso, lembre-se que Deus provou “o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores” (Rm.5.8) e que esse amor nos basta, pois nos dá a certeza de que herdaremos a vida eterna por meio da fé em Jesus. Lembre-se que nada “poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm.8.39), nossa única e perfeita fonte de toda felicidade. Então, firme seus pés sobre a Rocha para que as tempestades da vida não sejam capazes de afastar você de uma vida plena com o Senhor Jesus (Mt.7.24-25) nem a amargura consiga contaminar seu coração, tirando-lhe o contentamento “em toda e qualquer situação”.

Por isso, pergunto-lhe: “Você é feliz em Cristo Jesus? Você consegue estar contente em toda e qualquer situação? Qual o conteúdo de suas conversas: bom ou ruim, feliz ou amargo? Você está sempre agradecendo ou sempre reclamando? Você tem levado pessoas ao Reino de Cristo ou a um mundo de amargura? Você fala bem das pessoas ou fala mal delas? Você está sempre disposto a servir ou sempre murmurando de tudo que lhe é proposto? Você ajuda pessoas a se amarem por meio do amor de Cristo ou tem contaminado pessoas com fofocas perniciosas que separam os cristãos?

Essas e outras muitas perguntas devem ser feitas a si mesmo, com muita sinceridade, para que você possa detectar o estado de seu coração. Além disso, não tenha dúvida que a liderança que Deus colocou sobre você também poderá ajudá-lo a reconhecer o problema e buscar a cura, pois está sempre atenta, observando a vida de cada ovelha, a fim de ensiná-las, exortá-las, corrigi-las, confortá-las, fortalecê-las e conduzi-las em Cristo e a Cristo Jesus.

Portanto, se você não quer ser infeliz por toda a vida, busque auxílio no Senhor Jesus, pois Ele pode curar toda amargura do coração e dar ao pecador a plena felicidade que dEle procede e jorra para a vida eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário