Pages

quinta-feira, 8 de março de 2018

Esvazie-se!


Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus” (Fp.2.5)

O amor é o primeiro (Mt.22.37-38), o segundo (Mc.12.31) e o terceiro (Jo.13.34-35) grande mandamento da Lei do Senhor. Jesus disse que “destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas” (Mt.22.40) e depois acrescentou o terceiro para ser praticado no seio da igreja (Jo.13.34-35). Contudo, por que é tão difícil colocá-los em prática no dia a dia da vida cristã? Como vencer o pecado do egocentrismo, a fim de colocar o amor em prática?

Jesus nos deu a resposta em forma tanto verbal quanto prática: “negue-se a si mesmo” (Mt.16.24). Para amar é preciso primeiro negar a si mesmo por meio de uma entrega completa da vida a Cristo Jesus. O ser humano está sempre cheio de si mesmo, não dando espaço para amar o outro, por meio da prática da Verdade. É preciso, então, se esvaziar de si mesmo, a fim de que haja espaço para outras pessoas entrarem no coração.

Observe que desde a infância, o ser humano usa abundantemente os pronomes “meu/minha”: meu brinquedo, minha vida, meus sonhos, meu dinheiro, minha vontade, meus direitos etc. O pecado tornou o homem completamente egocêntrico, ensimesmado, voltado para si mesmo, como se o mundo todo (e até mesmo Deus) tivesse que girar a seu redor, como se o próprio coração fosse soberano sobre todas as coisas.

É preciso destronar o próprio “eu” do trono do coração para que Jesus seja Rei absoluto sobre a vida do cristão. Ao expulsar o egocentrismo, esvaziando-se de si mesmo, o orgulho, o egoísmo, a murmuração, a inveja, a maldade, o fingimento, a maledicência e outros muitos sentimentos e pensamentos maus sairão do coração para dar lugar ao fruto do Espírito: “amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio” (Gl.5.22-23).

Cristo, portanto, é nossa esperança de uma vida melhor e, consequentemente, uma igreja e sociedade melhores. Jesus nos ensinou isso em Palavras e, ainda, nos mostrou com a própria vida, pois Ele “a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz” (Fp.2.7-8). Cristo negou sua própria vontade para fazer a vontade do Pai, morrendo na cruz para salvar pessoas que não mereciam ser salvas.

O esvaziamento de Jesus pode ser visto em todo seu ministério ao curar os enfermos, alimentar as multidões, andar com pecadores, chorar por seu povo, corrigir os faltosos e lavar os pés dos discípulos, dizendo: “se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também” (Jo.13.14-15).

O esvaziamento de si mesmo é necessário para que o orgulho dê lugar ao perdão; para que a soberba dê lugar à humildade; para que a maledicência dê lugar ao diálogo puro e direto; para que a vontade de que todos façam seu querer dê lugar ao desejo de servir aos irmãos; para que a inveja dê lugar à alegria no bem-estar do outro; para que a intriga dê lugar ao esforço diligente por manter a unidade do corpo de Cristo por meio do ensino e prática da Verdade que é a Palavra de Deus.

Se você não está conseguindo amar as pessoas de forma pura e sincera é porque está cheio de si mesmo. Você precisa se esvaziar de si mesmo, tirar seu ego do trono do coração e entregar toda sua vida a Cristo para que Ele seja Rei absoluto sobre todo seu ser, e pelo poder do Espírito Santo possa torná-lo bênção para as pessoas.

Só Jesus pode mudar o coração do homem. Portanto, desista de viver a vida conforme suas concepções e forças, fazendo a própria vontade em vez de fazer a vontade de Deus. Entregue o coração a Jesus hoje mesmo e viva uma vida cheia do Verdadeiro e Puro Amor que vem do Espírito de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário