Pages

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Prazer nas obras de Deus

Grandes são as obras do SENHOR, consideradas por todos os que nelas se comprazem” (Sl.111.2)

Todas as obras do Senhor refletem a sabedoria e o poder de Deus (Rm.1.20). Em cada dia da criação (Gn.1.3-28), detalhes foram acrescentados à matéria-prima criada no princípio (Gn.1.1), modelada com paciência e precisão. E, assim como um artista expõe suas obras de arte, a fim de que sejam apreciadas, “os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos” (Sl.19.1).
Feita para glorificar o Criador, a criação impressiona os sentidos humanos por toda sua beleza, aroma, gosto, harmonia e satisfação. Como não admirar a diversidade e encanto da natureza? Como não apreciar os diversos aromas da criação? Como não se deliciar com os sabores dos alimentos? Como não ficar encantando com o belo som dos pássaros? Como não se agradar das diversas sensações promovidas pelo tato? Será possível não perceber tudo isso? Infelizmente, sim!
Por um lado, algumas pessoas tem admirado demasiadamente a criação pela própria criação, “adorando e servindo a criatura em lugar do criador” (Rm.1.25). Ou seja, algumas pessoas idolatram a criação (politeísmo e panteísmo) em vez de louvar a Deus por tê-la feito. Tenha cuidado para não apreciar o que Deus fez em detrimento daquele que tudo criou. A criação é encantadora porque Deus é extremamente maravilhoso, e cada encanto da criação manifesta a glória do Deus Criador (Sl.19).
Por outro lado, o homem contemporâneo (principalmente ocidental) tem sido indiferente às obras das mãos do Senhor. O dia a dia agitado, atarefado e mecânico desvia a atenção dos cidadãos das grandes cidades. Em lugar da natureza, uma “selva de pedra” preenche cada espaço das metrópoles, arranhando os céus, a terra, as águas e o ar. Alheias à vida, à criação e a Deus, as pessoas vivem apenas para satisfazer seus apetites diários e nem mesmo os mais extraordinários feitos divinos as surpreende nem suscitam de seus lábios o louvor a Deus.
Todavia, as obras do Senhor vão além da criação física. Deus é Senhor da vida e da história, e interage constantemente com seu povo, a fim de o “aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar” (1Pe.5.10). José percebeu que sua vida era objeto de um maravilhoso projeto divino, com o fim de preservar o plano redentor (Gn.45.5) e louvou a Deus perante seus irmãos (Gn.45.8). Paulo disse que os membros da igreja são instrumentos do Senhor, pelo poder do Espírito, para a edificação mútua, com o propósito de promover o crescimento do corpo de Cristo, para a glória de Deus (Ef.4.7-16). Todo esse agir divino em nossa vida, em nossa história, reflete a sabedoria daquele que “tudo faz como lhe agrada” (Sl.115.3).
Portanto, tudo em nós, e ao nosso redor, manifesta a glória do Senhor. Criação, providência, justificação, regeneração, santificação são obras primas das graciosas mãos do Senhor e devem ser apreciadas, a fim de que Deus seja louvado por todos seus grandiosos feitos, pois “em suas obras há glória e majestade” (Sl.111.3). Mas, para que você aprecie adequadamente as maravilhas do Senhor, precisará, primeiro, amar corretamente o Deus Criador (Dt.6.4-5). O legítimo amor a Deus desperta a apreciação das obras de suas mãos.
O salmista tinha prazer em apreciar os feitos do Senhor e confrontou os filhos de Israel dizendo: “Grandes são as obras do SENHOR, consideradas por todos os que nelas se comprazem” (Sl.111.2). Caso Deus lhes fosse amado, como ordenava Deuteronômio 6.5, então o povo de Deus teria prazer em apreciar todas as obras divinas, pois elas refletem a glória do Senhor. Contudo, a insensibilidade da nação refletiria a indiferença do povo para com seu Criador e Deus, mesmo sabendo que “foi Ele quem nos fez, e dele somos; somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio” (Sl.100.3).
Quão infeliz vive o homem sem Deus! Seus olhos não veem a glória do Senhor manifesta em todas as suas obras, pois somente o Espírito do Senhor pode revelar-lhes. Quando o homem olha somente para si, então a criação torna-se um mero instrumento para sua satisfação. Mas, quando Cristo é o centro da vida humana, suas obras tornam-se admiráveis e tudo quanto Deus faz em nossa vida é apreciado conforme sua grandeza.
Resta-nos perguntar-lhe: Quanta admiração as obras de Deus causam a seu coração? Caso você preste a devida atenção verá que cada detalhe de sua vida aponta para a grandeza, glória e graça do Senhor? Lembre-se que a capacidade de sentir gosto é criação de Deus e o sabor é graça do Senhor, também; a capacidade de cheirar os perfumes é dádiva de Deus e o bom aroma na natureza foi ideia dEle, também; a beleza da natureza ao nosso redor existe graças a habilidade artística do Senhor e nossa visão de alta definição é obra de suas mãos, também; a capacidade de sentir prazer foi invenção do Criador e a bênção do casamento veio de sua bondosa mão, também. Portanto, desfrute as maravilhas criadas por Deus, considerando sobre cada obra das mãos do Senhor e, então, glorifique a Deus por tudo que fez e exalte ao Senhor por tudo que proporciona a sua vida, também.


Nenhum comentário:

Postar um comentário