Pages

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Há esperança para a nação

Voltai, ó filhos rebeldes, eu curarei as vossas rebeliões. Eis-nos aqui, vimos ter contigo; porque tu és o SENHOR, nosso Deus. Na verdade, os outeiros não passam de ilusão, nem as orgias das montanhas; com efeito, no SENHOR, nosso Deus, está a salvação de Israel.” (Jr.3.22-23)

Estamos vivendo dias de crise generalizada, pois tanto a política quanto a economia, segurança e a cultura, além da espiritualidade, estão em decadência. Tudo isso serve para mostrar que a inteligência humana não é suficiente para garantir um futuro de vida e paz, e que a independência do homem não é o caminho para a prosperidade da sociedade. Contudo, há muito tempo a Escritura já nos havia advertido que “se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade em vão vigia a sentinela” (Sl.127.1).
Mas, de quem é a culpa? Não adianta culpar a política, somente, pois há muito mais pessoas responsáveis pelo que estamos vivendo hoje. De um lado, o homem, desde a modernidade, está rejeitando a Palavra de Deus, a fim de viver segundo seu próprio coração “desesperadamente corrupto” (Jr.17.9). De outro lado, os cristãos deixaram de salgar a terra e iluminar o mundo (Mt.5.13-16), abandonando a responsabilidade com a política, a educação e a cultura em geral para viverem escondidos entre quatro paredes que chamam de igreja. Hoje, em vez de iluminar o mundo, cristãos direcionam holofotes para “pop stars” que enchem denominações com a própria imagem, atraindo discípulos que em vez de lutar por Cristo, brigam contra outros cristãos para defender seus ídolos famosos.
É preciso voltar o coração para o Senhor (Jr.3.22-25). Quando Israel sofria males político, econômicos, morais e espirituais, Deus não elegia um novo governante nem aumentava o número de guardas na cidade nem mudava o ministro da fazenda nem exaltava a imagem do sumo sacerdote. Nas crises da nação, Deus enviou profetas para anunciarem a Palavra do Senhor por meio do poder do Espírito Santo, pois a causa dos meles era o pecado do povo que desprezava seu Deus (1Rs.8.22-53), e somente “no SENHOR, nosso Deus, está a salvação” (Jr.3.23).
Portanto, “não confieis em príncipes, nem nos filhos dos homens, em quem não há salvação” (Sl.146.3), pois a solução para nosso país não está nas mãos de homens, mas na graça que Deus pode dispensar sobre nós. Igreja, dobrai os joelhos e clamai ao Senhor, “humilhai-vos sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte,” (1Pe.5.6), pois da mesma forma como o Senhor inclina o coração do Rei para onde quer (Pv.21.1), somente Deus podo mudar o coração dessa geração (Lm.5.21), para que os homens se arrependam de seus muitos pecados. Só Deus pode fazer de ladrões, homens trabalhadores e honestos; e, de prostitutas, alegres e fieis mulheres de família. Só Jesus pode trazer paz para nosso povo e vida para nossa nação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário