Pages

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Cristo, Salmos e você - SALMO 1

Bem-aventurado o homem que...” (Sl.1.1)

Há muitas pessoas querendo saber o segredo da felicidade. Contudo, não a encontrarão em livrinhos de autoajuda vendidos por aí. A bem-aventurança não pode ser encontrada no sucesso, simplesmente, nem muito menos no pecado, por mais prazeroso que ele seja; pois, a satisfação plena da alma só é possível numa vida com Deus, nosso Criador. Mas, como viver uma vida plena com Deus? O Salmo 1 é mais que uma resposta à esta dúvida. Ele aponta para a única pessoa que viveu plenamente com Deus e que, também, pode nos levar à plena comunhão com o Pai: Jesus (Jo.14.6).
Jesus é o mais bem-aventurado dos homens, pois em sua vida inteira Ele foi um com o Pai (Jo.10.30). Sua satisfação sempre esteve em “fazer a vontade daquele que” o enviou (Jo.4.34). Seu deleite na Palavra de Deus o fazia meditar dia e noite nas maravilhas do Senhor (Lc.2.46). Seu testemunho atraía os pecadores (Lc.4.42), e sua boca estava sempre cheia de graça, proclamando o Reino de Deus com sabedoria e amor (Mt.7.28). Sua presença convertia as más conversações em reflexões sobre a glória de Deus (Mt.9.11-13), e sua disposição em servir o fazia canal de bênção para muitas pessoas (Lc.7.22).
Para ser bem-aventurado, você precisa entregar sua vida a Jesus, a fim de que tenha paz com Deus (Rm.5.1) e desfrute da comunhão do Senhor por meio de uma vida cheia do Espírito Santo (Jo.14). Pela Palavra e Espírito, Cristo fará de você uma bênção, pois Ele é poderoso para transformar o pecador (Ez.36.26-27). Em Jesus, você não apenas fugirá do mal, mas, também, será um instrumento para levar as pessoas a Deus, pois sua vida será como um farol que mostra aos navios perdidos qual a direção para o porto seguro, Jesus, onde encontrarão descanso para a alma e alegria para o coração.
Devemos lembrar que Jesus apresentou uma série de bem-aventuranças provenientes de uma vida prática agradável a Deus. Conforme Jesus, bem-aventurado é aquele que tem um coração humilde, desejoso que o Senhor seja glorificado por meio de sua vida, sem que queira aparecer diante dos homens; bem-aventurados são os que choram por causa dos pecados deste mundo, pois não se conformam com as injustiças e imoralidades deste mundo que “jaz no maligno” (1Jo.5.19); bem-aventurados são os mansos, pois confiam ao Senhor o triunfo sobre todo mal, não querendo fazer justiça com as próprias mãos; bem-aventurados são os que desejam ardentemente que a justiça de Deus seja manifesta em sua plenitude, a fim de que o mundo se encha com a beleza da santidade do Senhor; bem-aventurados são os misericordiosos, pois sempre olham para o próximo como igual, sabendo que trava as mesmas lutas contra o pecado e que o outro pode desfrutar da mesma graça superabundante que o alcançou; bem-aventurados são os limpos de coração, porque o Espírito do Senhor os santifica pelo poder da Palavra de Deus, a fim de que sejam semelhantes a Cristo (2Co.3.18); bem-aventurados são os pacificadores, pois buscam somente a glória de Deus, almejando a presença plena do Reino de paz do Senhor Jesus; bem-aventurados os que sofrem por amor a Jesus, pois amam a Cristo mais do que à própria vida.
Desta forma, o Salmo 1 não apenas descreve o homem bem-aventurado, mas profetiza a bem-aventurança do Reino de Deus quando os homens viveriam tão somente para a glória do Senhor, buscando aquilo que o agrada por meio de uma vida cheia do Espírito de Deus, pois são estes os que creem em Jesus. Portanto, sem Cristo não é possível se falar de bem-aventurança, assim como é correto dizer que bem-aventurado é aquele que está em Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário